16 lugares famosos mostrados com o seu verdadeiro entorno

Às vezes o ângulo, a perspectiva e o enquadramento de uma fotografia favorecem tanto a imagem de determinados locais que muitas vezes não fazemos ideia do contexto em que essa imagem se encaixa. O entorno em que um prédio ou monumento está localizado, pode mudar drasticamente a concepção da pessoa que está vendo e por isso, alguns cenários nem sempre são mostrados em sua totalidade. Monumentos icônicos se tornam quase banais quando são vistos em um enquadramento maior que mostra o que há a sua volta.

Para te dar uma visão mais abrangente de alguns dos lugares mais famosos no mundo, separamos 16 exemplos de entornos que você nunca imaginaria que fosse assim. Cuidado, você vai se surpreender!

1 – Pirâmides de Gizé (Egito)


2 – Stonehenge (Reino Unido)


3 – Taj Mahal (Índia)


4 – Central Park (Estados Unidos)


5 – Sagrada Família (Espanha)


6 – Portão de Brandenburgo (Alemanha)


7 – Cataratas do Niágara (Canadá)


8 – Acrópole (Grécia)


9 – Monte Rushmore (Estados Unidos)


10 – Cidade Proibida (China)


11 – Hollywood (Estados Unidos)


12 – Santorini (Grécia)


13 – Arco do Triunfo (França)


14 – Pequena Sereia (Dinamarca)


15 – Cristo Redentor (Brasil)


16 – Mona Lisa (França)


Imagens via: Upsocl

Compartilhar

Comentários (379)

  1. Adriana Gomes Grinspun

    É mentira que o Cristo Redentor em volta só tem favela. O entorno é a zona sul do Rio de Janeiro, o lugar mais rico daqui.

    1. Le

      Depende do angulo que você tira a foto , a zona sul é a mais rica sim , porem possui favelas também . Mas independente de favelas ou não o Rio é a cidade mais linda desse Brasil . E a vista de lá de cima é maravilhosa … Basta olhar com bons olhos !! 🙂

    2. Roberto

      ta assistindo muito novela da globo minha filha

    3. Eric de Oliveira Campos

      Cidade feia, nunca mais volto lá!

      1. rafa

        seja bem ido.. Lugar de paulista é no Rio Tietê… O Rio de Janeiro não faz questão nenhuma de sua presença…

        1. João

          Não mesmo… aí já tem muita gente para ser atingida por bala perdida.

    4. Leandro Santos

      tem certeza q vc conhece o rio?

    5. Rafael Saugo

      esta matéria está bem tendenciosa!
      primeiro que achei exagerado… as fotos não são decepcionantes como o título faz parecer… muito pelo contrário.
      e muitas fotos foram tiradas mesmo de um ângulo distante (tipo o taj mahal) pra parecer desvalorizado…

      eu gostei de todas… só as pirâmides que eu queria que fosse sozinhas no deserto hehe

    6. Gean Silva

      Um resumo do Rio: Uma linda Zona Sul e horrorosas Zonas Norte e Oeste. PS: A Zona Sul é só 10% da extensão da cidade. Enquanto as horríveis Zonas Norte e Oeste(essa deixando Barra e Recreio como exceção) juntas são mais de 75% da extensão da cidade.

  2. Enah Ha

    marketing, da uma forcinha, assim caminha humanidade, uma bela foto faz o turista viajar em ambos sentidos

  3. Leude R. Zedes

    Espetacular!!!

  4. Adriana

    Você sabe Adriana Gomes, que na maravilhosa zona sul do Rio de Janeiro tem muitas favelas?

  5. Dheison

    Qual o problema do Cristo ter favela em volta moça?

  6. junior

    hehehe…os cariocas nunca mudam….sempre achando que vive no paraíso.

    1. Julia Mota

      Cariocas são bacanas!

  7. Carol

    Adriana , a ideia da fotografia não é “dizer” que SÓ tem favela no entorno do Cristo… apenas indicar que HÁ favela no entorno e o morro Santa Marta é, de fato, aos pés do Cristo Redentor. Mas o fato é que se pode ter vista do Cristo a partir de diversos pontos do Rio de Janeiro, assim, a fotografia poderia ter pego qualquer panorama, inclusive a partir de um morro da Zona Norte, ou de uma cobertura de luxo na zona sul… e, pra mim, aí está o luxo do Rio de Janeiro: vista democraticamente deslumbrante.

  8. Andre Peres

    Adriana, deve ser montagem a foto então. Neeem tem favela no RJ

  9. Roberto Arruda

    Qual a intenção dessa sequencia de fotos? Denegrir monumentos que normalmente são divulgados com imagens majestosas? Só um imbecil para achar que o Arco do Triunfo fica no meio de porra nenhuma, assim como a Acrópole.Todos estes monumentos estão no meio de centros urbanos, óbvio que não estão no meio de uma planície vazia.

  10. Dimas Ferreira

    de um lado chama montanha, do outro é morro mesmo, entendeu ?

  11. Dirce Dc

    Continuo achando todos maravilhosos!!! E o Cristo Redentor, no Rio, é um lugar privilegiado, mesmo quando o olhar sai a partir da favela.

  12. Flávio

    Adriana, por pessoas como você é que temos o lixo do preconceito insertado na sociedade.

  13. Natalia

    Mostrar alem do foco é muito interessante. A realidade mais impactante, pessoalmente, são as pirâmides do Egito e o Taj Majal na Índia. As fotos apenas na beleza monumental dão a impressão de ser um lugar isolado no mundo… E de fato o olhar do entorno traz uma realidade completamente antagônica.

  14. Jorge Anderson de Vasconcellos

    Eu entendi a sua observação Adriana,da mesma forma foi o caso do monumento da Índia,nos países desenvolvidos era mostrado o entorno sem pejorativos,porem nos em desenvolvimento só foi mostrado o feio,nada contra as favelas porem ela tem razão o rio não um favelodromo.

  15. Lisa

    Roberto, não achei que parece que o Arco do Triunfo fica no “meio de porra nenhuma”… pelo contrário, achei que a imagem dele de cima o coloca em uma perspectiva ainda mais deslumbrante, sua posição parece enfatizar estrategicamente ainda mais o centro de Paris. Depois de ver a imagem o achei ainda mais incrível com o desenho que as ruas fazem ao seu redor. Esse compartivo de fotografias ficou muito legal, apenas uma mudança de ponto de vista. Sempre que vou a um lugar famoso pela primeira vez me surpreendo, sempre me parece totalmente diferente da imagem que eu tinha antes.

  16. ROSEMERE GILDA CYSNE GOMES

    E A COISA MAIS LINDA DE VER TODOS ESSES TRABALHOS EXPOSTOS AQUI. PARÁBENS! É INCRIVEL !!!!

  17. Gilberto

    Infelizmente a Sra. Adriana Gomes Grisnspun, deixa a gente envergonhado com tal comentário……sem mais!!!!!

  18. Duda

    Santorini é daquele jeito mesmo…pegaram uma foto feia para comparar, aquilo é o paraiso!

  19. Helena Helena Guedes

    Creio que a chamada é pra dar atenção ao expendor da fotografia! Todos estão de parabéns!

  20. Phelipe

    Parabéns Adriana Gomes Grinspun pelo comentário mais inútil do post.

  21. Bruno

    Adriana Gomes, vc mora no RJ mesmo?
    A zona sul do rio tem muitas favelas (babilônia, chapéu mangueira, dona marta, vidigal, cantagalo, pavão pavãozinho entre outros).
    Mas por outro lado eu concordo com vc…. não é favela, é comunidade carente.

  22. Geraldo

    Adriana, o Rio é lindo e existem pessoas maravilhosas que moram na zona sul e nos morros, isso sim que faz o Rio Maravilhoso!!!

  23. Matheus

    De todos estes lugares, já estive no Taj Mahal, arco do triunfo e Mona Lisa. O único que tem a realidade mostrada de maneira próxima é a Mona Lisa. Aquela foto do Taj Mahal fointorada a kilometros de distância, do outro lado do rio. Ver o Taj Mahal é indescritível, parece uma montagem em photoshop, com seu mármore refletindo a luz do céu. Se quisessem uma foto mais realista, poderiam ter tirado do outro lado, mostrando os prédios baguncados de Agra.

  24. Cecilia

    Adriana……… tanta coisa bonita pra olhar! Desvia o olhar do seu umbigo!!!

  25. Caio

    A pessoa que tirou essas fotos pegou o ponto de vista que ela queria, nenhuma delas segue um padrão…..Por exemplo, pode ser que o outro lado do Taj Mahal não tenha lixo, e isso mudaria o que você achou da foto, e as vezes até mesmo da Índia.Não se deixe levar pelo ponto de vista dos outros.

  26. Karina

    Adoraria ver as Cataratas do Iguaçu ai tb…

  27. carlos roberto trannin

    Se a ideia do trabalho foi mostrar o entorno desses lugares quando utilizou a visão panorâmica dos lugares, cumpriu brilhantemente,mas quando pegou uma perspectiva específica, que foi o caso do Taj Mahal e do Rio de Janeiro, a foto distorce e desinforma. Do Taj Mahal não posso afirmar nada porque não conheço o lugar, mas o entorno do Cristo Redentor é considerado por muitos viajantes um dos lugares mais lindos da terra. A foto dá uma visão antagônica. Eu estive lá e posso e afirma que, se algum lugar da terra tiver a metade da beleza daquele lugar, não quero morrer sem conhecer. Não sou Carioca. Não acho que houve intensão, mas sem querer a foto foi muito injusta. Mas muito mais injustos e grosseiros foram os comentários contra a Adrina Gomes Grinspun como a outra Adriana, Dheilson, Junior, Andre Peres, Flávio, Gilberto e Phelipe. Foram cínicos, grosseiros, arrogantes, estúpidos. Muito triste de ler. Sinal de um derrotismo de uma negatividade muito grande. Espero que o Duda não estava sendo cínico, mas sincero ao falar do paraíso, pois quando estive lá ouvi exatamente essa descrição maravilhosa, feita por uma americana ao celular para sua filha nos Estados Unidos. Adriana Gomes Grinspun, tenho certeza que você imaginava ser interpretada como foi, mas basicamente você está correta e sem querer revelou o negativismo e agressividade que a gente encontra na Internet. Um abraço.

  28. Anônimo

    Pessoas que perdem a oportunidade de ficar calado… (Adriana Gomes)

  29. carlos roberto trannin

    Se a ideia do trabalho foi mostrar o entorno desses lugares quando utilizou a visão panorâmica dos lugares, cumpriu brilhantemente,mas quando pegou uma perspectiva específica, que foi o caso do Taj Mahal, a pequena sereia da Dinamarca e o Cristo do Rio de Janeiro, a foto distorce e desinforma. Do Taj Mahal e da Seria Dinamarquesa não posso afirmar nada porque não conheço o lugar, mas o entorno do Cristo Redentor é considerado por muitos viajantes um dos lugares mais lindos da terra. A foto na verdade dá uma visão antagônica. Eu estive no Cristo e posso afirmar que, se algum lugar da terra tiver a metade da beleza daquele lugar, não quero morrer sem conhecer. Não sou Carioca e também não acho que houve intenção deliberada de denegrir o Rio, mas sem querer a foto foi muito injusta. Mas muito mais injustos e grosseiros foram os comentários contra a Adrina Gomes Grinspun feitos pela Adriana, Dheilson, Junior, Andre Peres, Flávio, Gilberto e Phelipe. Foram cínicos, grosseiros, arrogantes, estúpidos. Muito triste de ler. Espero que o Duda não estava sendo cínico, mas sincero ao falar do paraílso, pois quando estive lá ouvi exatamente essa descrição maravilhosa, feita por uma americana ao celular para sua filha nos Estados Unidos. Adriana Gomes Grinspun, tenho certeza que você não imaginava ser interpretada como foi, mas você está correta e sem querer revelou o negativismo e a agressividade que a gente encontra na Internet. Um abraço.

  30. Renata

    Alguns entornos são não minimizam o monumento não e estão bem contextualizados como o Monte Rushmore, Santorini e o Cristo. Além disso a monumentalidade se dá pelo horizonte de visão humano e não por vista aérea!

  31. Vanilde Berghs

    Comentários desnecessários, a fotografia é a cópia fiel do que existe e amei todas pois, já estive em alguns lugares mostrado e é assim mesmo não adianta se enganar.

  32. Paulo

    Bla Bla Bla – Rio sucks!

  33. Austin

    O Cristo Redentor está de frente para o oceano. A foto não confere. Não sou carioca, sou paranaense.

  34. Lucas Darci

    Adriana olhe a distância da foto, com certeza existe uma região mais bonita próxima mas não é a parte maior, se não iria aparecer na foto… Burguesia sem graça mesmo

  35. jaime costa azevedo filho

    O trabalho é muito legal e bem criativa a forma de ser mostrado. É certo que o autor procurou os melhores (ou piores)ângulos para valorizar o seu trabalho. Os mais chocantes, na minha opinião foram o Taj Mahal e as Pirâmides de Gizè (achei que eram no meio de um deserto imenso). Quanto ao Cristo Redentor, de qualquer ângulo, é sempre lindo.

  36. sarah

    Os mais surpreendentes, pra mim, são o Central Park e o Arco do Triunfo.

  37. Erico

    A parte de Niagara Falls mostrada na foto é no Canadá, não nos Estados Unidos.

  38. Junior Laus

    Lembrei do Coliseum e da Fontana di Trevi… 😀

  39. Silvio Ohse

    Dos 16 lugares postados já estive em 9. Acho que as fotos são, no geral, de enquadramento miserável. Me pareceram inclusive tendenciosas; nos lugares do primeiro mundo foram focados de ângulos privilegiados, nos demais de ângulos depreciativos.

  40. lineu lins de carvalho neto

    LINEU LINS DE CARVALHO NETO – 21 março 2014

    Entorno facilita localização. A intensão do trabalho foi exibir a beleza do mundo, a riqueza cultural da regiões deste planeta, nossa terra que a mídia, infelizmente, só exibe as formas negativas, os fatos da tristeza da humanidade. Não critiquemos as fotos. Vamos aplaudir os fotógrafos apela sensibilidade e, o criador desta página pelo uso desta veículo ao entender os fotógrafos e aplaudir seus corações e almas. Um abraço………………

  41. Caroline Oliveira

    A imagem do Cristo redentor, é uma metáfora super interessante. uma forma de mostras que Deus olha por todos… Sejam os das mancões ou os das favelas… Independente da forma como olhamos pra ele

  42. MIRIAM CELIA CRUZ

    Concordo em gênero. numero e grau com Carlos Roberto Trannim. As fotos do Cristo e do Taj Mahal são no minimo tendenciosas!

  43. Luiz Edvando

    Parem de detonar a moça que se manifestou contar a foto do Cristo. Realmente no Rio existem muitas favelas e algumas vista do Cristo (como a dona Marta) embora se veja coisas mais belas de lá. O Cristo está situado num dos pontos mais alto do maciço da Tijuca e em seu entorno só existe montanha e floresta e sim de lá se vê em primeiro plano a Lagoa e os bairros ricos ao seu entorno. Foi isso que ela quis dizer, embora tendo sido um pouco esnobe. Porém não está errada.

  44. Evandro

    Única frustração verdadeira aí é a Monalisa no Louvre.

  45. oi202529

    O que um ângulo não faz haha continuam lindos, mas é legal ver tudo =)

  46. jonas

    MUITO INTERESSANTE ….GOSTARIA DE CONHECER ESTES LUGARES !!!!!!!

  47. vanessa

    Provavelmente essa moça “Adriana” nunca subiu no Cristo Redentor.

  48. J Gabriel D Avila

    Favela em qual que lugar do mundo é horrosa, se é porque é do Rio vai ser bonita? … Sinceramente… nos poupe…

  49. Isabella Saraiva

    Engraçado.A maior parte da população não conhece nada fora do Brasil, nem dentro.Essas fotos mostraram lugares lindos, o lado real e o imaginário.Muitas pessoas conhecem só pelas fotos.Achei as fotos sensacionais! Quanto à guerra de egos inflados: Sou brasileira e vejo os dois lados. Conheço o Rio, morei no Rio e não acho depreciativo o Cristo focado para as favelas, lá tem gente boa morando, talvez mto melhor que os mais abastados que estão se sentindo ofendidos por não ter mostrado o lado deles.O Cristo está em todos os lugares do Rio, acho que só não está no coração de todos que
    em momento algum achou que cristo estava lá para abençoar a todos.Menos Egocentrismo e mais Deus no coração gente.

  50. L. Felipe

    Peço desculpa ao que não moram no Rio mais… Gostaria de dizer o seguinte nosso estado continuará sendo a Cidade Maravilhosa meus caros querendo vocês vou NÃO. Existem sim favelas no Rio, o Morro Dona Marta tem uma vista privilegiada e precisa ser explorada sim. Lamentável ler estas mensagens denegrindo a imagem de um lugar que muitos aqui só conhecem pela televisão, pessoas que pensam como esses críticos que só postam suas opiniões aqui, não merecem credibilidade e ao invés de ajudar o país a andar para frente, ajudam a fazer o país regressar com esse pensamento pequeno e atitudes infantis.
    O dia em que pararmos de criticar a identidade do outro, vamos começar a ter a capacidade de ajudar quem precisa mesmo com a sua “Diferença Cultural” agora se continuarmos com esses argumentos ridículos não vamos crescer nem ser pessoas melhores. Se liga galera, o Rio nunca deixará de ser Rio, com o que tiver no pacote.

    “A ignorância das pessoas é acharem que sabe tudo, quando quem precisa de ajuda é ele.”

  51. Alcides Neto

    Não sabia que as pirâmides ficavam tão próximas à cidade 😮

    Sobre o comentário da Adriana, sem comentários hahaha

  52. IVO

    Pode ficar com o Rio Santa Catarina tem a melhor qualidade de vida e MUITO menos violência.

  53. Valdir Toledo

    Concordo com a Adriana. Mas não é somente o entorno do Cristo Redentor que mostraram só uma face. Veja o Taj Mahal (Índia), não o conheço, mas será que dos outros lados também só tem pântano e lixão, pergunto. Infelicidade de http://arquiteturasustentavel.org/

  54. Carol

    A foto do Cristo não é montagem (tem alguém que refere isso). Tenho uma do mesmo ângulo. É tirada do Morro D. Marta (que fica no bairro de Botafogo, zona sul do Rio) a partir de uma das paradas do elevador que ajuda na ‘subida do morro’.

  55. Paola

    O Rio é uma favela Adriana,maior parte é favela,querendo você ou não!As fotos são belíssimas,em qquer ângulo.

  56. Bruno Sousa

    Faltou Jerusalém. …lugar místico. ..e muito bonito…

  57. Cristina Mentz

    Excelente esta proposta de apresentar o entorno das edificações que dão identidade às diversas culturas. r Ao serem concebidas e construídas, o entorno era outro: o destaque visual era maior. Com o crescimento das cidades, muitas foram prejudicadas visualmente e sofrem, inclusive, depredações; mas continuam sendo patrimônio das cidades, regiões, da nação. Patrimônio é um bem que passa de pai para filho. Nosso filhos tem o direito de herdarem os patrimônios que sejam eles monumentos de uma cidade, prédios históricos ou paisagem de exceção e aprenderem a zelar por eles. Patrimônios naturais, históricos, arquitetônicos, científicos, religiosos, artísticos fazem parte da história e cultura do ser humano. Que ensinemos nossos filhos, desde pequenos a respeitar e preservá-los.

  58. Claus Jensen

    Não achei nada de muito diferente daquilo que já tenhamos visto na internet. Estes entornos também foram bem focados e tirados sem causar choques. Na minha opinião o que mais chamou atenção foi do Taj Mahal. De qualquer forma é válida e interessante a postagem.

  59. Jesualdo

    As fotos são ótimas, se bem que a do RIO, a mais comentada ficou a desejar, na minha opinião ficaria melhora se mostrasse o mar, marca registrada do RIO, a exemplo das demais deveria ser mais aberta para visualizarmos todo entorno, independente se é favela ou não.

  60. Reginaldo

    Cristo Redentor e as favelas, a realidade dura e crua da cidade mais linda do Planeta. Acho que a foto expressa muito bem o espírito carioca, pois a beleza natural e os problemas sociais são inseparáveis e não dá prá falar de um e ignorar o outro. Parabéns.

  61. Ademar Vila Nova

    Tem muita mentira nessa matéria! O Central Park mostram a vista de cima para baixo, aí pra denigrir o Brasil mostram uma parte de uma favela e o Cristo bem longe!

  62. visitante

    O brasileiro e seu “umbilicalismo”. O mundo inteiro para comentar, mas só fala do Brasil. Esse povo é notável!

  63. Guilherme Silva

    Ademar Vila Nova, eu discordo da sua opinião. A foto do Central Park denigre muito mais a imagem do NY do que vc pensa… Ou você acha normal o descaso com o meio ambiente que a foto demonstra? Um retângulo no centro da cidade cheia de concreto é triste demais. Os casos do Cristo e do Taj Mahal é pra mostrar que o entorno próximo pode ser bonito mas ele não termina ali, existe muito mais, além de onde os nosso olhos alcançam e de onde nós queremos ver. E pra fechar eu achei a ideia do post maravilhosa. Trazer a realidade, mesmo que amplificada, para monumentos é fantástico.

  64. M.S.M (@DeMaiams)

    Nem Cristo salva o Rio! hahahahahahahaha

  65. waldemar biscaia dalama

    Não tinha outra trilha sonora??? Que musiquinha mais “xinfrim”…estragou as fotos. Ter que aguentar essa voz é dose!

  66. Sad but True

    Pow gente! As fotos dos países ricos não mostram ângulo ruim e cheio de quebradeira porque aquelas regiões não tem isso. Vamos admirar as fotos, nos colocar nos nossos lugares e parar de encher o saco.

  67. Angela Mendes Machado

    Acho que a galera está polemizando sem fundamento, desrespeitando a opinião alheia e sendo indelicada. É claro que uma foto de divulgação apresenta o melhor ângulo, com a iluminação mais favorável, etc. etc., mas isso não quer dizer que o lugar se resuma ao que está na foto e que o seu entorno não exista. E isso vale para qualquer pessoa, que ao fotografar um lugar (em sua cidade ou em viagem) sempre busca mostrar o que há de mais bonito. Eu já visitei a maioria dos lugares apresentados e posso afirmar que todos merecem a fama que têm. É certo que esses ângulos apresentados aqui foram inusitados, mas acredito que o objetivo não foi denegrir o lugar, apenas apresentar um outro ponto de vista.

  68. Mauro N Sousa

    Concordo com Adriana Gomes Grinspun não existe nada no mundo mais bonito que minha terra, minha cidade. No Rio de Janeiro, favelas são em pontos localizados, mas ainda não conseguiram eclipsar a beleza da cidade.

  69. João de Carvalho

    Concordo em número e grau com a Angela,o objetivo das fotos não é denegrir e sim mostrar a outra face ou local do monumento como por exemplo a das pirâmides , pois qualquer pessoa que não tenha ido conhecer devido as fotos de postais e de turismo dão a impressão de ficarem no deserto e não tão perto da civilização.Assim como a do portão na Alemanha que fica imprensado em outras edificações..Em suma, achei excelente a matéria e suas fotos…Parabéns aos fotógrafos !!!… o/

  70. Stunts

    Nos outros lugares eles pegaram plano aberto, do alto… Do RJ pegaram a vista vinda de uma favela. OK…
    Ninguém falou que não existe, mas se a ideia é mostrar o entorno, mostre direito, não apenas o entorno que lhe convém

  71. ana lima

    Não achei tão chocante assim… A beleza está nos olhos de quem vê, a tradição de um monumento, a história contida, o tempo, seu encanto, tudo isso tem o seu valor. Para mim a comparação é tão chula, quanto olharmos para pessoas maravilhosas em todo seu contexto e perceber sua luz, vida, sorriso e levar em conta o lugar onde vivem, as roupas que vestem ou esquecer de sua alma. Sei lá. Até parece que quando eu pisar na Grécia ficarei fazendo analogias e esquecerei da tradição de seus pilares e milênios de tradição. Assim como é inesquecível olhar lá de cima, aos pés do Cristo a junção homem/Deus em harmonia. Tem favela? tem e isso tem seu encanto também. Qual o problema em vermos todo o conteúdo, seja favela, seja esgoto… Acho que é cretinice vermos as coisas num ângulo pavoroso e triste, há beleza por trás de tudo. Desculpem achei inválida a conotação pejorativa e a intenção de “desmascarar” as imagens. Para mim a crueza das coisas só mostrou mais encanto e realidade.

  72. MARIA NAVARRO DE MESQUITA

    Maria Navarro de Mesquita-25 de março de 2013 O verdadiro artista é aquele que sabe ver o bonito , no feio ( se é que podemos achar feio,uma favela) e que tem dentro de si, a polaridade implícita, que tem a visão de totalidade.!!!!!!!! O Rio é , realmente,!!!!! LINDO!!!!!!!! com tudo o que existe nele e PASMEM!!!! não sei se seria mais bonito sem as favelas- PARTE INTRÍNSECA DA PAISAGEM

  73. Luciano

    Uma pena que o Brasil e a India tenham sofrido com o olhar partidário e desinformado do fotógrafo….

  74. Melisa Vera-Cruz

    Na minha opinião, a visão mais linda é a do Cristo Redentor apartir da favela Santa Marta.
    Não sou brasileira, vivi um tempo no RJ e o o meu programa preferido era, apartir de um terraço em Santa Marta contemplar o Cristo ao pôr do sol…lindO…q saudades…

  75. sandra holzel

    Achei espetacular as fotos, muito legal as apresentações do entorno. Sem dúvida se o fotografo quisesse, ele teria diversos focos e ângulos para ampliar o campo de visão do entorno do foco principal, que talvez agradasse mais. Concluo que é muito difícil agradar a todos.
    Parabéns!

  76. Humberto

    Se não tivesse sido colocada a foto do Cristo teríamos uma discussão melhor que esta…

  77. henriquecesar

    …a maioria dos que falam mal do Rio nunca estiveram aqui, a maior parte porque não tem dinheiro mesmo ou pobreza de espírito, de cultura de conhecimento da história do Brasil ou despeito mesmo. Passam vergonha os que podem viajar por não saber o que responder quando perguntam sobre o Rio, quase sempre a única referencia que os lá de fora tem do Brasil..quanto as fotos, são todas geniais.

    1. alline22

      Henrique cezar nem se eu tivesse dinheiro sobrando eu iria pro rio,moro no norte meu sonho é morar no sul

  78. Rodrigo

    Legal o contraste das fotos de catálogo turístico photoshopadas ao extremo (de um gosto bem duvidoso) e as da realidade.

  79. Rodrigo

    A foto mais desapontadora foi a das piramides, quebrou toda a magia do lugar.

  80. Fernanda

    De todas as fotos maravilhosas a unica que me frustrou é da Monalisa…tanta gente na sala que desfoca a atenção do quadro.

  81. Felix

    Bem, se é para causar…Sou paulistano e sou fotógrafo. achar ângulos com uma melhor composição estética faz parte do olhar do fotógrafo. A Adriana Gomes Grinspun não tem nenhuma culpa ou responsabilidade pelas visões apresentadas. Agora, acreditem, sempre há um ângulo bom e um ruim para praticamente tudo e todos, nem que seja pela luz incidente que pode ser infeliz. As modelos mais lindas do mundo podem ser captadas por angulos ruins, os objetos mais fotogênicos podem ter um ângulo que não os favorece, quem dirá monumentos ou cidades inteiras. Por falar em cidades, O Rio tem favelas aos montes, é fato. Sao Paulo tem favelas aos montes, Belo Horizonte tem favelas aos montes. A bela Curitiba tem favelas aos montes, Recife, Campos do Jordão, Salvador, Vitória etc etc. Porto Alegre não, lá não há favelas, eles têm de vilas. A verdade é que Brasil tem muita favela, As periferias das cidades brasileiras são um desespero estético. Só as perifrias? As ruas e calçadas brasileiras são reflexo do abandono Mas nem todo bairro visualmente desarranjado é favela. Em geral o brasileiro tem pouco compromisso com a estética. Muita gente que tem recursos suficientes e mora em bairros minimamente urbanizados fica contente em contruir uma parede de bloco exposto. Pouco importa se tem uam cor na parde, o próprio reboco é acessório.

    Outra coisa para a qual o brasileiro liga pouco é por respeito à opinião dos outros, então linchamentos online são comuns. Adriana, você não está sozinha. Sei que após postar essa minha mensagem, vários vão me criticar, não importa. Respeito o direito de vocês em discordar do meu ponto de vista, espero que respeitem o meu. Cresci num tempo de “Brasil, ame-o ou deixe-o” Não o deixei, mas não o amo incondicionalmente. Temos grandes valores. Mas precisamos acertar nossas contas sociais, etnicas, regionais, de gênero e muitas outras para poder sermos uma nação justa e de oportunidades iguais. Que comecem as críticas dos insensatos…

  82. Jacques

    Perfeito, Humberto. Como o povo anda inflamado e sem causa. Todo mundo quer expor suas frustrações, mágoas e afins com agressividade contra a primeira pessoa que encontram. Um post que foi meramente ilustrativo, para mostrar outros pontos de vista e cartões postais, virou uma briga por conta de cidade, classe social, preconceito,…como disse o Silvio Ohse acima, parece que realmente nos locais de países de terceiro mundo eles foram tendenciosos sim na escolha do entorno. A sensação que dá é que é um recado na linha: “o ponto em questão é bonito mas é só naquele ângulo….ao redor é só lixo”. Mas acredito que a discussão poderia ser com relação à idéia do post e não contra uma pessoa que foi apenas “racional” e emitiu sua percepção.

  83. Augusto Henrique

    …e o Rio de Janeiro continua lindo!

  84. Fabiany

    Bem legal, mas ao contrário do que muitos pensam, muitas dessas obras fazem todo sentido no entorno que estão, inclusive se não fosse o entorno elas não estariam ali. Exemplo do Central Park, Arco do Triunfo e Sagrada Família.

  85. Richard

    Lá vem um carioca achar que sua cidade é o centro do mundo, o lugar mais espetacular da terra! Tem favela sim Senhora! É só se afastar da Orla da Zona Sul a cidade do Rio de Janeiro se trona uma das mais feias do mundo! É bonita por cima… por baixo é muito mau tratada, favela e miséria por toda a Rodovia que dá acesso a cidade!

  86. Jean Patrick

    só o RJ que fez feio ai, como sempre!!!

  87. Fernando Valsani

    Fernando Valsani 26 de março de 2014 18:20 PM

    Os turistas que virão ao Brasil nesta copa do mundo, não podem deixar de visitar
    ” O Cristo Redentor no Rio de Janeiro ” Uma das mais belas obras do pais.

  88. Denise

    Creio que o problema mesmo é o “povo” brasileiro, depois de ler todos os comentários……por isso amo Arquitetura…..porque é bela…..

  89. eu

    Porra, qual o problema de mostrar o “entorno” desses lugares? É apenas mais um ângulo!
    Ai vem o chato do carioca reclamar que “colocaram” uma favela ali. A única, certamente…

  90. Ana Paula

    Artigo muito interessante… Quanto aos cometários: Muita briga pra pouco motivo. O autor quis mostrar uma outra visão, não disse que aquela é a única outra visão… Simples assim.

  91. Maurilio

    Alguns dos entornos até melhoram o local visado. Outros, nem tanto. E outras dessas fotos também foram tomadas de um certo local que provoca um entendimento errado a respeito do entorno. Este é o caso do Cristo Redentor, já que a foto não mostra o seu entorno, e sim uma visão restrita a partir de uma favela.

  92. Renato Ribeiro (@Kartabranka)

    A idéia é salientar os contrastes. Logo, não seria tão chocante mostrar a orla marítima do Rio, com seus prédios luxuosos, e paisagem exuberante, com o Cristo Redentor ao fundo. Alguém já havia visto o Taj Mahal, por exemplo, nesta situação? Só mesmo quem esteve lá pra conferir… Ao mesmo tempo, quando vemos o Central Park nos EUA, ou o Arco do Triunfo na França, podemos observar que é possível manter monumentos e locais em meio a uma urbanização coerente. Coisas de países de 1º mundo.

  93. Victor Klerk

    A sacanagem ai foi o ângulo em que expuseram o Cristo, se tivesse tirado de cima, teria uma linda imagem para mostrar, esse angulo, apesar de fazer parte da realidade do RJ, não valorizou nada a imagem do Cristo.

  94. Carolina

    Incrível matéria. Muito bonitas todas as fotos, e saber mais sobre onde os monumentos estão é muito interessante.
    Pode te fazer desistir de ir até lá só pra vê-lo, ou te instigar ainda mais.
    As polêmicas levantadas nos comentários, pra mim, são todas uma grande bobagem, me perdoem seus autores.

    O que, a meu ver a matéria quer mostrar é:

    – a exemplo do Central Park: quando pensamos nele, pensamos na natureza preservada. Quando vemos a foto posterior, enxergamos que a preservação é mínima diante da atuação humana e suas grandes construções. Ainda assim penso: que bom que tem um pedacinho de verde ali!! E se pensar em um passeio no parque, se prepare, porque ele é muuuuuito grande para caminhadas.

    – Pirâmides: realmente me pareciam monumentos bem apartados da civilização, que pra conhecê-los, eu precisaria de um camelo. A foto posterior me conta que não, que estão bem ali pertinho do que é o Egito hoje. Interessante!

    – Monalisa: é sempre anunciada como uma grande obra de arte, e não deixa de ser. Mas quando chegamos no Museu pra vê-la, percebemos que se trata de um quadro beeem pequenininho, envolto por vidro, segurança, e, se for em um dia de grande movimento, você mal consegue chegar perto para vê-lo. Assim, nem dá pra perceber a mágica da pintura, sem as marcas do pincel, e ficar mudando de uma lado para o outro pra ver se seus olhos realmente te acompanham. E tem tantas outras peças no Louvre que valem a pena ser conhecidas! Mas tenha em mente que você precisa tirar uns 3 dias para conhecer pelo menos todas as partes, mesmo que não todas as artes. Ele é gigantesco!

    E assim eu poderia refletir sobre todos os outros casos…

    Então, achei a matéria brilhante, pois realmente a perspectiva é tudo!

    Parabéns!!

  95. Camila Guerra

    Adorei! Muito bacana ver o que não aparece nas fotos turísticas! 🙂

  96. sergio

    rio de janeiro e 1 lixo e ainda tem gringo pagando sapo!! carnaval , caipirinha , mulher e futebol bando de idiotas

  97. Indignada

    Esclarecendo as coisas…a favela existe ou não existe? Deixem de tentar aparecer o que não são….o Rio tem favela, entre outros problemas mais graves que este. E se tem, que mostrem….o problema não é mostrar ou não mostrar uma favela no Rio….o problema é não resolver o problema social que existe….

  98. Diego

    Acredito que a concepção do entorno deve ser aplicada a nossa vida tbm. Olhe dua vida de um outro ângulo talvez suas escolhas e vivências não sejam tão lindas assim, talvez toda a sua atitude seja apenas pra disfarçar seu egoísmo constante. Estímulo à vocês fazerem está auto análise sincera. E por favor não escrevam aqui. Apenas mudem o que precisa.

  99. Adilson Almeida

    eu ja estive na maior partes deste locais, e todos eles tem sua magia e seus encantos.
    A estatua da liberdade por exemplo, é muito menor doque se mostra, mas mesmo assim a historia que envolve estes mumentos é que fazem deles tao importantes.
    De forma alguma o entorno destas maravilhas do mundo, dimunem sua importancia beleza e nem a tornam menos interessantes.

  100. Beto Daniel

    Francamente mal dá pra ver o Cristo dessa favela! Parece tão longe, mas claro que fica na zona sul. Bem, é claro que o Rio não é só favela e praia… assim como o Brasil não é só ”carnaval e futebol” Todas as generalizações são burras e reforçadoras de preconceito. Quem pensa isso, é quem nunca viaja, nunca foi lá, não conhece nada e nem sai da sua terrinha (geralmente no interior , pejorativamente conhecida como ”roça”) e apenas conhece a CIDADE MARAVILHOSA (um marketing, você acreditou??) por filminhos de traficantes, notícias sangrentas/sensacionalistas e novelas da Globo. Interessante essa dualidade dos críticos de plantão! Se mostram favela (ruim), dizem que só tem pobreza e bandido… se mostram praia (bom), falam que o carioca não trabalha. MIMIMI. Sim gente, o Rio tem praias e favelas, mas geograficamente a cidade é tão ampla e diversificada (assim como o povo que vive lá) que não dá pra definir simploriamente. Nem pro bem, nem pro mal. Ao menos não ficamos entre as 16 brasileiras mais violentas entre 50 no mundo, já é uma vantagem. Vivo e amo esta cidade, com seus problemas (vários) e virtudes e como quase todos aqui, não pretendo deixá-la. Não precisa ter inveja.Tenho certeza que se sua cidade fosse ”famosa mundialmente”, maior destino de turistas estrangeiros no Brasil e LINDA (na zona sul da Adriana e em outros bairros) também apontariam suas mazelas diariamente. Pode crer, mermão! E vamos levantar essa bunda do computador e internet e viajar mais, heim…

  101. Léo Oliveira

    Esse cara nunca deve ter ido ao Rio, pousar no Santos Dummond é ter uma das visões mais belas do Rio e do Cristo.

  102. Luis

    O RJ é uma favela gigante! Engana-se quem pensa ser o paraíso…

  103. André Luiz

    Fala ai qual a cidade do Brasil que não tem uma favela?
    Favela faz parte da nossa paisagem.
    Toda vez que fala em Brasil no exterior é a imagem do Cristo e do Rio que passa primeiro.
    Por sua beleza natural, o Rio de Janeiro atrai muita inveja dos seus estados vizinhos.
    Principalmente o estado de São Paulo.
    Abraço…

  104. fernando Mello

    Você não entendeu nada, né, Adriana? A ideia é mostrar os locais turísticos fora do ângulo convencional e “turístico”….não tem nada a ver com riqueza ou pobreza da zona sul carioca….ajuda-me, meu Deus!!!!

  105. Reginaldo Pavan

    Faltou a estátua da liberdade em NY…

  106. Marcelo

    “A pessoa que tirou essas fotos pegou o ponto de vista que ela queria”… assim como as q tiraram dos melhores ângulos também… cada um escolhe o ponto de vista conforme lhe é apropriado. Os que podem se dar ao luxo de viajar, gastam, e assim é natural que procurem, ali em sua experiência emocional, fixar o belo e para isso dar uma “eliminada” no entorno. Como que paixão, onde tendemos a relevar ou bloquear os defeitos e fixar as qualidades. Já os que não podem ou não preferem esse tipo de lazer, que só vêem tais coisas por fotos, não são impactados por tal situação emocional. Ótimo artigo. Quem tem análise crítica sabe que na vida deve sim haver espaço para variados ângulos, conforme nós temos condições ou não para eles. Mas em termos de valores, moral, pessoalmente não consigo sobrepesar uma emoção individual, quando afortunado, em relação às implicações universais dos “entornos”… Como que se encantar pro resto da vida com os olhos de bebês tetraplégicos SEM sentir a tristeza pelo contexto do restante. A satisfação de ver algo belo em si, despido do contexto, é uma das principais causas do isolamento moral a que temos caminhado coletivamente. Curtir uma bela paisagem ou obra ou construção, ou mesmo “corpos”, tudo bem, mas fixar isso em mémória MAIS que a realidade que as construíram, ou que lhe convivem, e mesmo, para algumas, as destruíram, é egocentrismo ou indiferença demais…

  107. Luis Filipe

    As pessoas não estão sabendo ler e virou uma moda criticar sem ler. A moça falou: “É mentira que o Cristo Redentor em volta só tem favela. O entorno é a zona sul do Rio de Janeiro, o lugar mais rico daqui.”
    Explicando para quem não entende Português: A frase diz que NÃO SÓ TEM FAVELA em volta do Cristo. (Sim, não tem só favela mesmo, porque é área de proteção ambiental) A frase continua dizendo que o entorno da Zona Sul é o lugar mais rico. (E é verdade, esse termo “rico” não é dinheiro; É rico nos detalhes e na natureza; todos sabemos que é a região que se concentram as principais obras, por ser turístico.

    O Rio de janeiro não é uma favela gigante. Quem diz isso, não conhece o Rio. O Rio de Janeiro é o paraíso mesmo. Violência existe no país todo. Morar em favelas não é sinônimo de ser criminoso.

    A imagem quis fazer um contraste apenas, mas o “entorno” do Cristo, não é, nem de longe uma favela. Entorno são os trechos imediatamente nas laterais. O cristo possui em torno de 920m de altura. O “entorno” mesmo é só natureza.

  108. helvécio

    Ô pessoal, aproveitem as imagens, as fotos não foram colocadas para criar discórdia ou para saber se são marcos de riqueza ou pobreza, simplesente para apreciar a beleza, tomem jeito!

  109. CHICO PIRES

    Rio de Janeiro e Salvador, duas cidades que não moraria nem com tudo pago e mordomias e outros quetais a disposição ………….o marketing é muito grande em cima dessas cidades, sujas, violentas, favelas em todo o entorno……enfim, já me deu asco só em falar

  110. Joe

    Ai gente num é porque tem favela que devemos desmerecer um lugar. As coisa “ruins” também são boas e faz nos refletir. Ao meu ponto de vista a ideia da foto é a reflexão e não engradecer ou desprezar tal cidade. E digo mais ainda, se fosse assim não mostraria a foto numero 3 Taj Mahal (Índia). A qual tem um cenário repleto de lixo na foto a qual vistamos. E também não teríamos a Cidade Proibida (China) com a segunda foto da cidade toda poluída. Então resumindo a intenção das 2 fotos de cada lugar é a REFLEXÃO de cada ponto, de cada sentido a qual aproveitamos e desfrutamos disto particularmente. Uma pena que uns vê com o lado financeiro e com desprezos certos lugares.

  111. Joe

    Referente a morar em tal lugar tudo bem… Concordo com uns e discordo com outros. Pois isto é algo particular. Mas meu comentário acima foi em si na ideia da foto e não falarmos de cidades para se morar.

  112. Joe

    Isto mesmo Sr. Helvécio… Concordo com o seu cometário. Tanto porque temos fotos até de quadros de arte. Mas infelizmente existe pessoas que não sabem enxergar isto, pois só querem o que lhe convêm, não tem ideias próprias, são mau informadas e sem estudo, vivem cegos e baseados no que a mídia diz, e por fim, falta muito senso de interpretação própria aí para muita gente.

  113. MonaVie BHvie

    Isso só prova que a verdade só depende do seu ponto de vista. Escolha o que quer ver, escolha o que quer ser, escolha o que quer viver!

  114. Regina Aparecida Moro Garbeline

    TANTAS RECLAMAÇÕES, MAS O MAIS IMPORTANTE É QUE SÃO MONUMENTOS LINDOS QUE ATRAEM TURISTAS DE TODO MUNDO. QUEM SABE UM DIA VOU VISITÁ-LOS!!!

  115. Branca Giovannetti Fonseca

    Horrível a foto do Cristo Redentor,para denegrir a cidade do Rio de Janeiro.Só mesmo um olhar pessimista tiraria essa foto!

  116. Junior

    Não é por nada, mas ninguém posta no facebook a própria foto FAZENDO FORÇA no banheiro (nem mesmo tira uma foto assim). Esta realidade existe, é fato, todo mundo estufa a veia do pescoço, rs. Ninguém vai conquistar um admirador com tal fotografia, não é mesmo?!?
    Assim também as cidades vão atrair turistas com fotos bonitas, de algo realmente belo de se ver.

    Apesar de toda crítica, não deixaria de visitar nenhum dos locais mostrados, e ao visitar tentaria tirar uma foto linda, para retratar a beleza e guardar o que este local me trouxe de bom aos olhos. Porém guardaria a realidade local em minha memória, de forma a me conscientizar das dificuldades que passam.

  117. DALMAR

    TODOS LINDOS, FOTOS DE ÂNGULOS QUE NÃO ESTAMOS ACOSTUMADO DE VEREM. GOSTEI E ABRAÇOS

  118. Virginia Sampaio

    O que importa é o que está lá e não a maneira como vc olha!!!!! O Cristo foi feito pra Humanidade apreciar, não importa se o turista, o morador da zona sul ou o morador da favela que é tão ou mais importante do que qualquer outra pessoa.e quem disse que o morador da favela não pode acordar com um visual maravilhoso desses.? Beijinho no ombro pra o Recalque dos invejosos!!!! Huhuuuuuuuu

  119. Rio poluido

    O Rio de Janeiro é lindo de se conhecer, mas é a Realidade, para todos os lados tem uma favela e você corre o risco de errar um caminho, entrar em uma favela e morrer…. Essa é a Realidade sim

  120. Luana

    Povo mais ridículo, as fotos são para mostrar que nem tudo na vida é flores, parem de pensar só no Rio vejam por exemplo a Índia ou a Grécia. Não estão denegrindo lugar nenhum só estão mostrando a realidade de cada pais. Sejam menos pessimistas e vejam o que o fotografo quis mostrar. Povo sem cultura só sabe olhar para o próprio rabinho e reclamar, muitos países estão na lista e estão piores que o Rio. Aceitem nossa realidade e parem de fazer tanta cena, o Rio ou o Brasil em si não são nenhum mar de rosas. Temos muito que crescer mas devemos aceitar quem somos para então mudarmos. Se continuarmos fechando os olhos para as ciosas que existem ao nosso redor nunca vamos melhorar, continuaremos a ser o pais das mulheres bonitas do samba e da pouca vergonha. O ruim do nosso pais tristemente são as pessoas que querem colocar rosas onde não existe.

  121. Rosa Maria

    Da Última vez que estive no Rio de Janeiro não consegui ver beleza na cidade!!! Fui tão mal tratada por taxistas que traumatizei …!!!! Máfia que atua e ninguém faz nada!!!

  122. Luana

    Aceitem galera o nosso pais tem violência, tem injustiça e tem pobreza. QUE PAIS NÃO TEM? Mas também temos ALGUMAS pessoas boas e de bem que nos fazem amar o lugar em que vivemos.

  123. Yann Raul

    A verdadeira intenção é mostrar que nem tudo ali é pelo, de certa forma mostrando a poluição que lhe contorna ( poluição de forma geral )

  124. Roberto F. Godinho

    Claro Junior! As fotos são para denegrir as lindas imagens dos locais mostrados. Tenho certeza de que há má fé nas fotos pois, é proibido fotografar a Mona Lisa .Como é que tem tanta gente de máquina em punho naquela foto? Não estou falando por falar não, eu fui lá e não pode. Aquilo é armação!!!!

  125. Brenda

    Bom a única que me surpreendeu foi a 3 – Taj Mahal (Índia).

  126. Alex Bawer

    Como tem gente negativa e gosta de criticar. Achei bem interessante e realista. Realmente dá uma idéia bem diferente do que vemos e não só apenas por beleza ou “desBeleza”. Jamais imaginei que as Piramides ficavam tão próximas de uma comunidade, SHOW!!! Parabéns!!!

  127. maria do Carmo Barbosa

    Pois é ainda bem que colocaram uma imagem do Cristo Redentor

  128. Gláucia

    Fiquei impressionada foi com o entorno das pirâmides de Gizé!

  129. Eu

    Tadinha, de frente pro mar mas de costas pra favela sim meu bem!

  130. Tomaz

    Parabéns ao fotógrafo(a).Muito incisivo.Deslumbrante!Mostrou-me lugares bem realistas do qual não pensava que fosse!

  131. LÚDIMA SIQUEIRA

    As fotos de Hollywood e Rio de Janeiro, foram tiradas de muito longe, deveria ter sido tiradas mais perto. A do Taj, seria interessante vê-la por cima!
    Mas foi realmente um excelente trabalho!

  132. Breno

    Cara, como tem gente burra. Como assim tem mentira no post? Não é texto, são fotos. Quem está achando que o fotografo quis interpretar que é tudo uma porcaria em volta é que está tentando adivinhar pensamento. Ele(s) só quis mostrar outro ponto de vista, não significa que ele está sendo pejorativo.

    Fiquei surpreso em saber que a cidade já cresceu tanto que já está tao próximo das piramides (quem se ofendeu é porque é idiota). O central park que eu conheço bem também é impressionante, e o que surpreende na verdade, é existir uma região tao verde e gigante em uma cidade como NY. A moça que disse que é mentira sobre a favela, fala sério! Ninguém DISSE que em torno do cristo só tem favela. O cristo fica no alto e pode ser visto de boa parte do Rio, e é nítido que a regiao está longe dali. Acho que o objetivo foi mostrar o contraste, só isso. É mentira ou você acha que vive na França e tem vergonha da pobreza e quer varrê-la pra baixo do tapete.

  133. Glaucia Oliveira

    pra ver que a sociedade fecha os olhos pras favelas, que Adriana Gomes Grinspun so enchergou a parte rica disso tudo. é assim mesmo. a maioria faz q nem ela. fecha os olhos p verdade.

  134. MMENIN

    1. Fotografar a Monalisa pode o que não pode é usar flashes. 2. A Índia é,isso mesmo, ou seja igual ao Brasil, talvez melhor porque o idioma oficial é o inglès. 3. Sim, temos favela e daí, criticar é fácil o difícil é achar solução, não gostou não vai ao Rio, que aliais continua linda, mesmo com as favelas. 4. Pois é a Cairo, no Egito, onde ficam as piramides tem mais de 7 milhões de habitantes, onde vocês acham que eles morariam??? 5. Acho que não é o caso de poluição é a realidade dos grandes centros, uns melhores outros nem tanto.

  135. Rafa

    Que burra, da zero pra ela

  136. Rômulo Paixão

    Tais monumentos nunca pediram correção de cor.

  137. Francisco de Assis

    Gostei muito do comentário do Felix, a palavra Photographia já diz tudo, escrita com luz, no fundo é só uma questão de ângulo e luz, como também não importa qual é a câmera, se uma Hasselblad ou uma Pinhole, assim, nas fotos que causaram tanta polêmica faltou a 17ª: uma topmodel em uma noite, sentada à uma mesa num jantar extremamente fino e elegante e no dia seguinte sentada em um vaso sanitário expelindo o produto absorvido. E daí, a vida é como as fotos depois de tanta magia e encantamento, viramos pó. Adorei a polêmica gerada pelas fotos…woohoooo!!!!!!

  138. Paulo MM

    Faltou uma foto da Avenida Paulista. Ih.. mas aí precisaria da foto entorno, né?

  139. Miguel Matos

    Estive em 9 desses 16 lugares. O que mais me surpreendeu foi a pouca distância entre as pirâmides e a cidade do Cairo. Eu pensava que elas ficavam no meio do deserto. Tem gente que as vê todo dia, da janela de casa.

  140. Valdisnei Silva

    LoL..I like it ! Congratulations man, it`s reality, not like Globo`s soap opera show us.

  141. Miguel Matos

    Nessa do Taj Mahal acho que o fotógrafo forçou um pouco a barra. O monumento está bem longe. Por trás dele passa um rio largo. Mesmo dando a volta em torno dele, não dá pra ver essa sujeira toda.

  142. Alejandro

    Essa foto do Taj Mahal também foi tirada no Rio ?

  143. Renato

    O artigo é interessante, mas não satisfaz. A proposta era mostrar os lugares como realmente são – sem o ângulo que esconde o que não se ajuda a mensagem de “puro encanto”. Muitas fotos mostram apenas outro ângulo, e não o proposto “entorno”. Como foi o caso tão discutido do Cristo Redentor. Outra coisa chata foi ver “A Pequena Sereia” com o nome de “Sirenita”, pois quem traduziu do original em espanhol não conhecia o nome. E é “Acrópole” e não “Acrópoles”.

    1. Arquitetura Sustentável

      Obrigado pelo feedback, Renato. Informação corrigida!

  144. luciapains

    Maravilhoso!!! Me sinto abençoada por conhecer boa parte destes lugares.

  145. Marcio Soledade

    a monalisa é minuscula mesmo…. acho que a maioria das pessoas pensa que é um quadro enorme…. kkkkk

  146. Jorge Purgly

    Muito legal! Já estive em alguns lugares e é assim mesmo. Parabéns pelo post!

  147. Roberto Scarselli

    No Rio de Janeiro não tem Favela não! risos Aqui todos moramos de Frente para o Mar e uma pequena parte dos Cariocas, tipo uns 9% sofrem com falta de dinheiro. É verdade também que a Música que Exportamos (Samba) tem o seu berço na Av. Atlântica. Tá bom assim Adriana?
    A verdade o que o Grande Tim Maia (Tijucano) cantava: Do Leme ao Pontal não existe nada igual, mas a grande População da Cidade Maravilhosa vive nos Subúrbios e enfrentam em média 1:50 Horas para chegar ao trabalho. E graças a “DEUS” são na maioria gente fina e criativa, sempre com um sorriso e um belo gingado para alegrar a todos que por aqui passam. Portela, Vila Isabel, Salgueiro, Unidos da Tijuca e muitas outras Agremiações são todas fora do eixo da Zona Sul e as comunidades da minha cidade são compostas de Pessoas legais e trabalhadoras que são esquecidas pelos nossos Políticos e entregue a Marginais, graças a alguns que pensam como você Adriana Gomes.
    Trabalho super interessante do Fotografo e espero algum dia ver as casas das nossas comunidades carentes em melhor estado e principalmente sonho ver um dia o Rio de Janeiro limpo, como na foto da Alemanha. Parece que até passam uma cera no chão (risos).

  148. Marilda Moraes

    A Monalisa e o Arco do Triunfo são exatamente assim…

  149. Lucas Hoffman

    A maioria das fotos são tiradas de cima, a do Cristo Redentor não (nem a do Taj Mahal, nem a da Sirenita…). Se tivesse se mantido sempre esse padrão estético, não se causaria esse desconforto de que alguns lugares possam ter sido prejudicados.

    É só comparar com essa foto do cristo… http://www.papeldeparede.etc.br/wallpapers/cristo-redentor–vista-aerea_6867_1024x768.jpg

    …Para percebermos a intenção do fotógrafo de realmente desmitificar e trazer um contraponto à imagem já estabelecida que temos sobre tais lugares.

  150. Karyn

    Belo trabalho… é sempre muito bom ter outros pontos de vista para apreciar e aprender a não se iludir e nem julgar principalmente com a primeira impressão! E como precisamos aprender a não criar expectativas… estar dispostos a aceitar as realidades e situações como elas são.
    E mesmo, aceitar as pessoas que não aceitam outros pontos de vista!!!
    Para reconhecermos o belo e o harmonioso, precisamos conhecer o seu oposto, para assim poder apreciá-lo…

  151. Karyn

    Hah… tem só um pequeno comentário sobre a polemica da foto do Rio… apesar da maioria dos brasileiros não acharem beleza alguma nas favelas… saibam que é um dos lugares mais procurados pelos estrangeiros para turismo. E conheço muita gente da favela vivendo com uma qualidade de vida muito melhor que muita gente rica!!! Pra se pensar…

  152. Eder HC

    deus de costas pra favela

  153. Antonio

    A foto das piramides foi a que mais me impressionou. Me impressionou tb a estupidez de alguns comunitários injustos. O Rio tem mais de 500 comunidades espalhadas por toda a cidade mas, o entorno do Cristo não é de favelas…

  154. Antonio Carlos Vianna Braga

    Alguns ângulos interessantes, mas alguns de profunda má-fé. Sensacionalismo.

  155. deodoro gurgel filho

    Com devido respeito a todos, mas na minha percepção o autor da matéria quis apenas mostrar um detalhe da técnica fotográfica que pode influenciar no resultado de uma fotografia, tanto para profissionais, amadores e principiantes na arte fotográfica. Conheço alguns dos locais fotografados e todos são lugares para se visitar. A Natureza privilegiou nosso Rio de Janeiro que sempre foi e será lindo.

  156. Márcio Santos

    Gostei do proposito das fotos. conheço quase todos os lugares mostrado e de facto isso é verídico, acho que o que queriam mostrar seria o lado lindo e maravilhoso e o lado ruim. Quanto a menina carioca que não gostou resta dizer que todos temos o direito de reagir a nossa maneira temos é que respeitar.

  157. Elias Lima

    A intenção da matéria não é mostrar os dois lados ? Se essa é a intenção concluiu o seu propósito. Excelente.

  158. suzana

    Adorei as fotos, fizeram me ter uma visão dos tamanhos reais de cada escultura que não conheço pessoalmente… show de bola.

  159. Arnaldo Ferreira Marques

    Como muita gente colocou aqui, alguns ângulos foram absurdamente forçados para dar a impressão “as fotos oficiais te enganam, na verdade é assim”. Não se esqueçam que o título fala em “verdadeiro entorno”, dando a entender que as imagens oficiais mostram um “falso”.
    A foto mais manipulada (e portanto falsa) é a do Portão de Brandemburgo, em Berlin. Aquele ângulo lateral não faz sentido. O portão fica entre duas amplas avenidas, à frente e atrás, sendo que no que seria o lado oriental é um enorme parque (que na foto é marcado pelas árvores). As únicas partes construídas (como era desde a construção do portão no século 18) são as laterais. Para conseguir enquandrar as laterais é necessária uma boa ginástica, tendo que inclusive subir em alguns dos edifícios. Ou seja: para fazer a foto feia mostrada do portão, de lado, o turista teria que fazer muito esforço, o normal são as vistas lindas, à frente ou atrás do portão.
    Idem a Acrópole de Atenas, que na verdade se destaca contra o céu da cidade, é lindíssima, um cartão postal real na sua frente. Para conseguir a imagem “verdadeira” mostrada, o fotógrafo tem de estar em um helicóptero ou avião e fazer a foto de uma maneira que o monte apareça engolfado pela cidade. Dá para fazer o mesmo com qualquer coisa alta, o Empire State em NY, por exemplo: sobe em helicóptero e tira uma foto de um ângulo no qual a cidade atrás dele fique mais acima do que a ponta do edifício. Até o King-Kong ia fica mixuruca desse ângulo, não é? Farsa.

  160. Virginnia Moura

    as pirâmides do Egito q mais me surpreenderam..

  161. Jânea

    não senti intenções nas fotos além de mostrar as possibilidades de olhares diferentes e também diversas perspectivas sobre um mesmo objeto. Relaxem, galera. Curtam a arte fotográfica !

  162. peorjdfk pepkks

    🙂

  163. Álvaro Reis Pereira da Silva

    Bom, vendo a imagem do Cristo Redentor e conhecendo o Rio de Janeiro, acredito que as demais fotos também fizeram questão de tirar pelo pior ângulo, tentando mostrar a pior parte das cidades na foto “possivelmente” realista. Quem conhece o RIO DE JANEIRO sabe que não é assim, porque não tiraram a foto da zona sul?

  164. hilda

    A proposta das fotos é mostrar esse monumentos sob uma nova perspectiva, de modo que o entorno apareça. Não entendi pq tanta gente está reclamando… O morro do Corcovado permite uma visão de 360° do entorno do Cristo Redentor. Geralmente se faz imagens apenas da vista para o mar, mas de outros pontos de vista é possível ver diversas favelas. E eu pergunto, e daí? Se existem não podem ser mostradas apenas por serem favelas? Ahh pára. Carioca que ama o Rio, ama ele todo. Adorei as fotos e muitas me surpreenderam. Meus parabéns!

  165. Sinceridade 100%

    O Rio é horrível, uma cidade grande com mentalidade de povo de praia… junta-se o pior dos dois mundos, coloca-se tiroteio e aí está a “cidade maravilhosa”. Não é a toa que o Brasil é cada vez menos visitado por turistas, e a copa nem surtiu efeito ainda. Quanto ao Cristo, é um pouco caso imenso que permitam tantas favelas em seu entorno, o que era pra ser um ponto turístico vira piada mundial. Quem quer ver favela vê pela internet, não vira turista pra ir ver. Brasileiro não está acostumado a padrão de qualidade internacional, não sabe oferecer qualidade, só quer dinheiro, dinheiro, dinheiro.

  166. Sinceridade 100%

    Quanto as fotos, são incríveis. A das pirâmides é decepcionantemente interessante.

  167. Eveline

    Uma vida toda de ilusão sobre o Egito hahaha

  168. Denise

    Quem fala mal do Rio é por dor de cotovelo por não morar em uma das cidades mais lindas do mundo. E a Adriana tem razão sim… A foto deveria ter sido tirada de cima como a maioria para mostrar toda a beleza que existe no entorno do Cristo. Orgulho de ser carioca!!!

  169. Edson Potente

    Concordo plenamente, que o olhar do fotógrafo foi tendencioso em relação ao entorno do cristo Redentor na cidade do Rio, não tem nada haver, embora seja um ângulo que demonstra uma realidade, portanto não a mais bela.

  170. Maria Helena

    A intenção do fotógrafo foi mostrar o local – ele mesmo – como tem aparecido ao mundo e novamente o local – visto de um dos ângulos que o fotógrafo quis fotografar – inserido no seu entorno! Bastava ler a introdução para ver que esta era a intenção!
    Aliás, no meu entender, o fotógrafo foi muito feliz!
    Que coisa impressionante ver o Central Park dentro daquela Selva de Cimento e Concreto…
    Igualmente o Arco do Triunfo, com suas ruas e avenidas em forma de estrela, ao derredor…
    Ou a Sagrada Família, com seu estilo pontiagudo e inconfundível, inserida no centrão de tantas quadras tão “quadradas”, com prédios seculares…
    Enfim, para mim o resultado foi muito bom, estas fotos me mostraram uma outra maneira de observar estes lugares famosos!

  171. Helena

    Conheço quase todos os lugares, Acho muito ruim o Taj Mahal, O Cristo em si não, mas o Rio está muito feio mesmo, mais de 100 favelas… Paris..Arco do Triunfo maravilhoso, assim como o Louvre fora do horário vc consegue ver a Monalisa sem ninguém na sala. ah Central Park, demais, linda NY, Stonehenge mágico me arrepiei o tempo todo, Acrópoles inimaginável de tão emocionante, Cataratas do Niagara linda, mais linda que nossa Foz do Iguaçú, Barcelona, Los angeles, tudo muito lindo vale a pena ir. os demais lugares nào posso dizer porque não fui. As pessoas deveriam conhecer antes de julgar. Egito está perigoso vai ficar para outra vida. Parabéns ao fotógrafo.

  172. Luiz Demarchi

    Uma verdade inconveniente!!! Muito Bonitas as fotos!!!

  173. luiz fernando

    talvez alguns que defendam que as fotos são mentiras, deve morar em seus apartamentos de cobertura ou casas luxuosas e nunca saem de la para ver a realidade da vida, é como ronaldo, pele, xuxa, com esses ultimos comentarios imbecis a respeito da copa, gente assim tem que ser enganada mesmo!!! merece o governo que tem…

  174. Felippe Miranda Castelo Branco

    È Adriana, tem coisa que vc deve guardar para si, não vi nenhum estrangeiro reclamando das comparações feitas aqui, e inclusive mostrei a um Indiano as imagens do Taj Mahal e ele mesmo disse que era exatamente como as fotos mostram, acho que humildade está em falta em nossa sociedade, nós Seres Humanos temos muito que evoluir…

  175. dvjluka

    Mano, me diverti com os comentários, principalmente os que falam do Rio, hauhauhauhau!!!
    Brasileiro povo idiota, zé povinho!!!
    Morar no terceiro mundo é isso mesmo.
    Brasil uma grande FAVELA.

  176. wallace

    O cristo redentor com favelas….que feio..tem coisa mais bonito no rio para se mostrar..nao tenho nada contra a pobreza.. mas se é para mostrar pontos turísticos …Mostrem a beleza e não a feiura do rio. Muito mal gosto e até me fez pensar que seria uma certa maldade essa foto.

  177. Thiago

    Me desculpem nossos amigos cariocas…amo todo o brasil
    mas parem de viver na utopia de que vivem na cidade maravilhosa.
    é a mesma coisa de alguém que mora na favela de Paraisópolis falar que mora na sul de samba perto do Morumbi e é tudo maravilhoso!
    O Rio é cheio de favelas e a TV sempre mostra a parte bonita isso é fato.
    UToPiAAAAAaaaaaAAaaa

  178. Luiz Menezes dos Santos

    de qualquer forma o valor histórico prevalece, embora as fotos agreguem muito à realidade.

  179. saka

    aff… e incrivelmente tem gente falando que a intenção das fotos era denegrir os lugares… na boa, NA BOA!

  180. Monica

    O mundo é repleto de pequenos paraísos!!!! Todos os lugares são lindos e o entorno não tira a beleza nem o significado de nenhum deles.

  181. Sérgio da Rocha

    Faltou o Jardim Botânico de Curitiba-PR

  182. Raphael Saloto

    Esse “entorno” deixa o Cristo Redentor quase invisível. Essa cultura de achar que miséria é bonitinha tem que acabar, bem como a miséria propriamente dita. Olhar preconceituoso, pois querem ligar tudo no Rio às favelas!

  183. Fábio gomes

    Realmente fantástica as imagens, não entendi alguns comentários desnecessários, pois a perspectiva da foto foi brilhante e a beleza está exatamente na diferença. Parabéns!

  184. Marcos Mendes

    Marcos Mendes.
    Obrigado por compartilhar essas belezas, parabéns pelo belo trabalho.

  185. Leandro (fake pra não hackearem meu perfil)

    Nossa.. quanta gente engajada e politicamente correta.. sao tantos que nem sei porque ainda temos tantos problemas

  186. Jack Lima

    Conheço alguns dos lugares mostrados e já vi reportagens e fotos de outros. O que mais me decepciona é o Taj Mahal que realmente é rodeado de esgoto a céu aberto, pessoas e muitos animais.Quanto ao Rio de Janeiro, concordo que tem uma vista maravilhosa quando estamos no Cristo ou em áreas nobres.Mas as melhores vistas da cidade para o Cristo ficam nas favelas que cobre grande parte da cidade.Seria perfeito se ao entorno do mesmo fosse que nem Santorini (Grécia), mas estamos no Brasil e nossa realidade é outra.E mais, um passeio na Rocinha é muito mais divertido do que a Mona Lisa (mulherzinha feia…rsrsrs…) .

  187. Edivlado

    depende do seu estado critico…. no momento da foto, tem horas que se ve
    ê coisas lindas na favela e coisas muito feias na zona sul, depende do ponto de vista e do seu estado emocional.

  188. João Renato de Aguiar Fernandes

    Fotos maravilhosas!!!!!!!!!!!!!

    perspectivas que nos fazem pensar……..

    alguns pensaram rápido demais ………..

    mas bravo! Carlos Roberto Trannin “SER FORTE NO BEM” é o que resta…

    a todos : não esqueçam que estamos no mesmo barco!!!!

    menos barulho e um pouco mais de INTELIGÊNCIA e RESPEITO!!!!!!!!!

  189. Helvio alcoba

    Quanta bobagem a respeito do Rio de Janeiro !
    O Rio é uma grande Favela com uma cidade degradada ao centro.

  190. Marly

    As fotos são lindas, só que você não deve conhecer a história do pessimista e do otimista em frente a uma garrafa de vinho pela metade.

  191. Gustavo carioca

    A favela é bem longe do cristo redentor o rio é a cidade mais linda do mundo e em relação a belezas naturais não tem comparação com nenhuma cidade mostradas acima me diz o que tem em são paulo o ponto turístico é um museu quer comparar vem em qualquer lugar vc consegue avistar o cristo redentor a verdade é que ninguém sabe de nada e fica falando merda

  192. rick

    com favela ou sem favela …no meio ou não… o Rio de Janeiro é sempre um espetáculo a parte ….são mais de 1 milhão de turistas (estrangeiros) que visitam por ano a cidade das favelas …da desigualdade e outros tantos problemas … mas Rio de Janeiro é isso mesmo ..maravilhosa por natureza , rebelde sem causa e única !!! agora perguntem …. fazer o que se Rio é Rio ? metidos mesmo… mas podemos !!!

  193. Rodrigo.

    impressão minha ou o Fotografo quis embelezar a NYC
    deveria ele ter tirado uma foto com uma visão da ponte do brooklin com aquela maravilha ao redor.
    e alguém falar que NYC é perfeita é cu vai tirar uma panorâmica do bronx. ou aqueles catadores de metais recicláveis com suas carroças vagando por nyc é como o Brasil. ou a India a imagem é o Marketing que faz.

  194. Gabe

    Para quem achou que a foto fez injustiça com o Taj Mahal, saiba que não fez não.
    O Taj Mahal é uma ilha de limpeza no meio de uma Índia suja e mal cheirosa.
    A foto retrata exatamente como é. Se fosse tirada do outro lado apareceriam ruelas com sarjetas fedorentas.

  195. Robson Paz

    Quanto despeito. O Rio é lindo, tando quanto essas outras cidades que vimos nas fotografias. As favelas do rio são também centros turísticos, Muitos turistas as visitam. e querem saber, em quase todas cidadezinhas do interior de São Paulo tem uma réplica em MINIATURA do Cristo Redentor. São Carlos tem, Porto Ferreira e muitas outras,

  196. Magali Martucci

    Alguém disse que a Fotografia é a cópia file do que existe, sinto, mas não é não.
    Já foi.
    De qualquer forma o ensaio é válido.
    Mas o ângulo escolhido do Portal de Brandenburgo/Berlim e do Rio de Janeiro não fazem jus a monumentalidade das obras.

  197. PAULO HERNANI

    A DO CRISTO REDENTOR É MENTIRA….EM VOLTA ESTA A ZONA RICA DO RIO.. O ENTORNO É BEM DIFERENTE DESSE DA FOTO….O DA MONALISA É BEM ISSO MESMO O QUADRO É PEQUENO O HAMBIENTE ENORME E VC TEM QUE PASSAR CORRENDO NÃO DEIXAM VC PARAR PARA FOTOGRAFAR….

  198. PAULO HERNANI

    FOTOGRAFANDO O RIO POR CIMA A FOTO NÃO SERIA ESSA…. COM CERTEZA É UMA FOTO TEDENCIOSA…. TEM FAVELA SIM, MAS TEM LAGOA, TEM MAR, TEM MATA, E TEM A ZONA RICA..ENFIM SE É PARA MOSTRAR O ENTORNO ENTÃO MOSTRA DIREITO…FIQUEI SURPRESO COM AS CATARATAS…UM CASSINO DE FRENTE NUNCA IMAGINEI ISSO, QUANTO AO ARCO DO TRIUNFO É UMA PERSPECTIVA QUE A GENTE SÓ PODE VER ASSIM..EM FOTOS..MUITO LINDO MESMO DE PERTO MELHOR AINDA, O QUADRO DA MONALISA NÃO É BEM AQUILO…NÃO PODE TIRAR FOTO, É DESCEPCIONANTE O QUADRO É PEQUENO EM UM LUGAR GIGANTESCO E VC PASSA CORRENDO ENFRENTE, OS GUARDAS NÃO DEIXAM VC PARAR E FOTOGRAFAR…QUANTO AO CENTRAL PARK NADA DE NOVIDADE É UMA PERPECTIVA JÁ MOSTRADA EM DEMASIA…MAS TODOS OS LUGARES CONTINUAM LINDO E O RIO TAMBEM….

    1. Anderson Cafeh

      Ele quis falar sobre a montanha que ele fica, ta tirando conclusões sem ao menos pensar um pouco

  199. Talita Medeiros

    É impressão minha ou alguns não entenderam nada do que a matéria queria mostrar?
    É só uma questão de PERSPECTIVA ou seja, os olhos de quem fotografou…

  200. Felipe

    tanto a do cristo redentor quanto a do taj mahal não mostram entorno nenhum. só mostram a mesma coisa de outro ponto de vista.
    as outras sim, mostram o que tem ao redor.

  201. Felipe

    olhe no google maps o que tem em volta e pare de mimimi.

  202. Bruno

    Barcelona é linda!!! O ponto turístico principal nem é mostrado aqui, assim como Pisa, quem vai lá nem acredita como é um lugar simplesinho, cheio de vendedores de bolsas e artigos falsificados, vindos de outros países. O Arco do Triunfo deve ser visto mil vezes!!! Assim como visitar o local onde ele foi construído. Falar que só quem vê o Cristo é a Zona Sul é um atentado contra a inteligência das pessoas.

  203. Francisco Neto

    O pessoal chateado porque mostraram a favela no Rio. Cômico! Pior foi saber que toda cidadezinha do Brasil quer ter sua cópia do cristo sendo que o mais antigo está em Sergipe. Sinceramente, a realidade do mundo não é simplesmente uma fotografia pra chamar turista. Mas ok continuem com seu bairrismo.

  204. Diniz

    O Cristo Redentor é que enfeia o entorno da favela. É mais inútil que um estádio da Copa. O “deus” que tudo vê e tudo pode é indiferente a miséria humana até de sua vizinhança.

  205. asa asjahs ajsha

    O Rio de Janeiro é PROPAGANDA ENGANOSA!! É um lugar feio, sujo e fedorento, cheio de gente suja nas ruas nos melhores bairros. Não precisam mostrar as favelas pra mostrar as coisas feias do Rio.

  206. Mateus

    É repugnante a observação dessa tal Adriana.

  207. Ana Paula Dos Santos

    Ivo, vc está um pouco disinformado, a melhor qualidade de vida já não está em SC a algum tempo.1ª São Caetano do Sul (SP) – IDHM 0,862
    Educação: 0,811 Expectativa de vida: 0,887 (78,2 anos) Renda: 0,891 (2.043,74) IDHM Final: 0,862 Posição (2000): 1º lugar.
    Floripa caiu para 3º lugar!!!

  208. Ludmilla Salvaro Dias

    Alguns lugares ficam ainda mais bonitos!

  209. Sérgio

    A matéria é muito interessante. O objetivo não é denegrir nada, apenas mostrar ângulos diferentes dos que sempre são divulgados desses lugares. Mas claro: como sempre hoje em dia já apareceram os indignados, os patrulheiros de plantão, alguns ofendidos por mostrar que perto do cristo tem favela… é muita chatice, muito bairrismo, muita pachecada, tá loco.

  210. Gerson Paulo Lobato

    Esta foto do Cristo Redentor, me levou à um questionamento . Será que se a idéia de erguer o Cristo Redentor fosse nos nossos dias, os órgãos responsáveis teriam que se submeter à toda burocracria atravancante do Ibama ou campanhas de ECOLOUCOS com o pretexto de preservação ecológica? Ou se iria custar dez vezes o valor que foi orcado?

  211. Dani

    O que impressiona eh que nas fotos esses lugares parecem isolados e que a continuacao “imediata” ao seu redor seja semelhante. As piramides por exemplo; parece que vc tem que andar leguas no deserto “desertico” para encontra-las. Por isso eu concordo com a opiniao de muitos aqui sobre o cristo redentor, o entorno “imediato” do cristo eh a maior floresta urbana do mundo, resquicios da mata atlantica. As favelas estao la sim mas nao rodeando o cristo de forma tao proxima. Entao a foto foi tedenciosa sim e o autor cumpriu o objetivo de demonstrar que vc deveria sair da internet e ir conhecer mais o mundo, e nao acreditar na visao dos olhos dos outros.

  212. Eliana Lellis

    A meu ver as fotos deveriam ser denominadas CAMINHOS…..Reconheça o seu e siga! É FÁCIL???

  213. Maria Candinha

    Podem chamar de bairrismo, mas desculpem… o Rio é lindo mesmo com favelas. A cidade mais relevante e famosa do Brasil (pro bem e pro mal) e procurada pelos estrangeiros. Deve ser por isso que tantos a invejam pois mesmo vivendo em cidades ”melhores” (”sem tantos pobres e negros”, ”sem violencia”, sem ”sujeira’, blablabla)… ninguém liga pra elas. Preconceituosos de plantão, viajem, por favor! A cidade não é apenas favela e praia, há muito mais que o que a midia explora, Uma cidade como qualquer outra, com pós e contras, mas que possui um índice baixíssimo de moradores que a deixam. Se é tão ruim, por que? Dica: quem vive na roça (nada contra) ou grandes cidades e se auto-promoveu ”crítico do Rio”, escreva o nome da cidade e Estado em que vivem, pra gente poder avaliar aqui … mas, claro, sem bairrismos, ok?

  214. paulo henrique celarius

    Cristo Redentor! de frente para os ricos e de costas para os pobres…

  215. Rui Teixeira

    Falta aí o Mannekin Pis , que estatuazinha ridicula num cruzamento de dois becos 😀

  216. Ricardo

    Adriana, não tem “só favela”, mas tem muita favela. Rocinha, Vidigal, Cantagalo é todo zona sul, vizinhos do luxo.

  217. Letícia Ribeiro

    o que as fotos e a discussão sobre este post mostram é uma coisa: existem vários olhares diferentes para o mesmo objeto. Pessoas que falam que “é mentira que ali tem x e y” estão completamente equivocadas. Existem vários ângulos de observar as fotos e também a própria discussão que começou aqui por causa do comentário da Adriana Gomes. O Cristo e o Rio dela são visto de cima de uma linda cobertura na zona sul aonde favelas, mesmo que estejam perto, são invisíveis para ela. Para ela, o pessoal que mora em favelas são coitados, quando não vagabundos, porque não tiveram a mesma sorte que ela teve. “Ó pobres mortais!” Eles são todos invisíveis pra ela assim como o pedinte na rua e todos os trabalhadores que ela não dá bom dia. O mesmo acontece com o lixo no Taj Mahal, no sentido de haver um outro modo de olhar o mesmo objeto. Este conjunto de fotos (certamente de autores diferentes) é muito bom para nos tirar da zona de conforto e se permitir abrir a cabeça e ver uma situação (no caso foram as fotos e a discussão que um comentário de gente de mente fechada suscitaram) a partir de um outro ponto de vista que não é o teu. Vamo se permitir e a aprender a ver o pra nós ainda é invisível.

  218. Veríssimo

    Gente, o Rio é uma tristeza, favela é a nossa realidade e “gente rica” não monta cenário pra Copa. OUTRA COISA, BRASILEIRO É UM BANDO DE MAGOADOS.

  219. Augusto César

    Algumas verdades inconvenientes deste pos:

    1. A INTENÇÃO DO FOTÓGRAFO FOI INTERESSANTE, MAS EM ALGUMAS FOTOS ELE ‘FORÇOU’ O QUE QUERIA COMPROVAR…;
    2. OS PAULISTAS E NÃO CARIOCAS (E ALGUNS CARIOCAS ‘ESQUERDA CAVIAR’) CONTINUAM FRUSTRADOS E SEMPRE INVEJOSOS;
    3. O RIO DE JANEIRO É QUE NEM A MENINA BELA DO BAIRRO: AS COROAS RICAS, JÁ CAÍDAS, CHEIAS DE ESTRIAS E SEM NENHUM ENCANTO MORREM DE INVEJA DELA, POIS A CIDADE É BONITA POR NATUREZA…

  220. Joao Paulo

    Muitas das fotos, o entorno é tendencioso. não gostei!

  221. Bruna

    Stonehenge, Central Park, Arco do Triunfo, Acrópole, Monte Rushmore e a Sagrada Família o entorno é o que eu sempre imaginei, acredito que todos, e as fotos favoreceram ainda mais os monumentos e a vontade de conhece-los… Não entendi muito bem o que tão diferente imaginou o autor do texto. Isso sem falar em Hollywood que nos filmes é mostrada exatamente daquela maneira. Ah o central park foi criado para ser daquela maneira.
    O que me impressionou mesmo foi as Pirâmides e as Cataratas do Niágara muito triste, os outros lugares achei legal mostrar por outra perspectiva a realidade do país, mas não me surpreendeu. Ah e a foto da pequena sereia, caramba imagina outro contexto rsrs, ficou muito boa.

  222. Guttemberg Alves

    O entorno de Stonehenge, Central Park, Cataratas do Niágara, Acrópole, Arco do Triunfo são tão bonitos quanto o lugar principal. E no caso do Central Park, há marketing nas duas imagens. Poderia sair igual ao Taj Mahal, se não houvesse a intenção de privilegiar o local.

  223. Samuel

    Bacana a idéia, pena que virou discussão de egos, parabéns pela iniciativa, e qto a nós brasileiros:vamos juntar nossas forças para melhorarmos e não continuarmos divididos pelo nosso egoísmo. Abraço

  224. ana

    todo mundo falando um monte de asneiras por conta da visão do Cristo, ….. a imundice em volta do soberbo Taj Mahal é muito pior.

  225. Márcio

    Gostaria de ver fotos dos quatro lados do entorno de cada monumento destes com a mesma distancia que foram tiradas estas atuais

  226. Elton Menezes

    Surpreso em especial com as pirâmides, sempre mostradas no meio do deserto, e aqui estão dentro da cidade.

  227. Carola

    O Carlos aroberto Trannin deve ser marido da Adriana….

  228. ELIO

    ISSO NÃO É DESMÉRITO ALGUM, DE QUALQUER ANGULO QUE ELE FOSSE CONSTRUÍDO, FICARIA DE COSTAS PARA ALGUM LUGAR. ALÉM DISSO, HÁ QUANTOS ANOS ELE FOI EDIFICADO? PORTANTO, NINGUÉM SABERIA PREVER SE AS FAVELAS IRIAM CRESCER PARA QUE LADO. O IMPORTANTE É A BELEZA DO MONUMENTO E O QUE ELE REALMENTE REPRESENTA…

  229. Viviane

    É Verdadeeeee a Monaliza é EXATAMENTE assim…..a famosa que decepciona!!!!rs

  230. Paulo Melo

    Bom fui viajar ao RJ nesse inicio de ano e me arrependi!
    tinha uma imagem muito diferente da realidade!!!!
    a única realidade é as favelas, que por acaso algumas são muito show de visitar!!!!
    más desculpa aos cariocas más não troco minha Serra Catarinense não heheh =)

  231. Aparecida Alves de Toledo Covello

    Muito lindo

  232. Antonio

    tentando desmembrar a imagem de cristo com a pobreza do rio mocinha? quem é o todo poderoso Ele ou você? A realidade é essa benhê, aceita que dói menos

  233. Nalva

    Alguém aqui leu o enunciado desta matéria????
    Pra que toda esta discussão??
    A matéria cumpriu o seu propósito, fiquei surpreendida.

  234. Vera

    O Cristo Redentor visto por qualquer ângulo é lindo !!!

  235. Ivan Marconato Rizzolo

    O objetivo da matéria não é mostrar rico e pobre… é mostrar como os mais respeitados monumentos e obras do mundo inteiro são na verdade superestimados, não por seu valor histórico verdadeiro, mas por estarem fadados a um realidade falsa. Por exemplo: quando pesquisamos sobre o Stonehenge, vemos as fotos e imaginamos ele como algo solitário, guardado pelo tempo em um ambiente místico. Mas se virmos em uma foto como essa da matéria, de outro ângulo, vemos que a mídia e a imensa ganância das pessoas fizeram desse local mágico apenas mais um local turístico, que com certeza cobram para ver e tirar fotos. Na foto mostra até estacionamentos e filas enormes. Não que seja certo ou errado, mas a essência das artes e das coisas se perde na ignorância do mundo. E essa é a verdadeira pobreza das pessoas…

  236. Elienai REIS

    2º vez que falo a mesma coisa, só que em sites diferentes.
    Como um bom carioca, vou ter que quebrar essa visão do que há em volta do Cristo Redentor, em volta dele há o Rio de Janeiro inteiro.
    Essa é a realidade em volta do Cristo Redentor.
    http://www.angularaerofoto.com.br/data/photos/213_1Foto_a__rea_Cristo_Redentor.jpg

  237. Cibele

    Tenho vontade de aplaudir uns e vaiar outros. Eis os fatos: Mostrar dois ângulos, sejam quais forem, da mesma coisa é quase poético. Não tira mérito, não denigre, mas mostra realidade, queiram as pessoas aceitar ou não. (muito melhor que photoshop em gente normal, né? isso todo mundo compra o tempo todo.. acho que é por isso)… O RIO É LINDO E ÚNICO, com tudo que tem lá. O autor das fotos quis mostrar o que ele queria. O que cada um interpreta, é o que tem dentro do seu coração. Eu achei tudo muito inteligente e interessante. Beijos a todos

    1. Helena Flávia

      Pra você meus aplausos, Cibele. E, sim, o Rio é lindo!! Sou do sul e morro de vontade de conhecer. Tenho muitos amigos virtuais aí da região!

  238. Helena Flávia

    Roberto Arruda, a intenção dessa sequencia de fotos é – olha só, que surpreendente – mostrar o entorno, exatamente como diz o título da matéria!! Sabe, nem todo mundo tem condições financeiras de viajar pelo mundo e saber realmente como é em volta. Não é imbecilidade, às vezes é só falta de conhecimento ou até de noção. Que mania que algumas pessoas tem de ver maldade em tudo, credo.
    PS: Adriana Gomes… qual o problema com a favela? Apenas é um ângulo diferente de tudo que é convencionalmente associado ao Cristo Redentor. Sua cidade não é menos maravilhosa por ter pobreza nela, não. E quem sabe se as pessoas fossem mais conscientes e solidárias – principalmente as da zona Sul – ao invés de simplesmente fingir que favelas não existem, talvez essa realidade pudesse, aos poucos, ser mudada. Mas individualismo não é um traço exclusivo dos cariocas, é defeito de fábrica da humanidade toda.

  239. Helena Flávia

    Elienai, mas essa foto sua não mostra nada de novo, já vi centenas de fotos iguais… é que ali a favela aparece num detalhe. Nessa foto, aparece evidenciada. Só queria saber qual o problema disso…

  240. Helena Flávia

    Álvaro Reis: “por que não tiraram foto da zona Sul?”. Resposta: porque SEMPRE mostram a zona sul, caramba!!!! Ela está sempre em evidência… tão difícil entender? Mania que as pessoas tem de querer varrer aquilo que acham que é sujeira pra baixo do tapete quando a visita chega… Só eu acho que mostrar a favela não estragou a foto do Cristo?

  241. Jonathas

    Gente o que há de maravilhoso o fato do Rio ter várias favelas?? O fato de existir pessoas de caráter lá, não extingue a negligência histórica que o governo teve para com o povo em geral e em especial os mais desfavorecidos (que moram em favelas). Para mim é uma vergonha que um país como o Brasil que conta com uma das, senão a maior arrecadação de impostos de todo o mundo, e em resposta a isto temos ironicamente umas das maiores desigualdades sociais, então por favor não me digam que favela é algo aceitável.

    1. Helena Flávia

      Mas cara, ninguém disse que é aceitável. Apenas que não adianta esconder. Tá lá. Tirar foto de ângulos diferentes não vai fazer com que as favelas desapareçam e muito menos que a pobreza seja extinta.Que antes elas estejam em evidência justamente para nos lembrarmos de cobrar uma postura de nossos governantes, e também cobrar a nós mesmos maior consciência da realidade que nos cerca e um maior senso de justiça.

  242. Carlos Henrique de Oliveira

    Segundo o insuspeito e erudito Carlos Heitor Cony, carioca da gema, o monumento do Cristo Redentor é medonho. O morro sim, é muito bonito.
    Carlos Henrique Oliveira

  243. Ciro Eloim

    Melhor que as fotos, só os comentários mesmos. Parabéns, belas fotos, com certeza despertaram em cada um a sensação do querer ou não querer,ver e estar no lugar por causa do entorno.

  244. Marcos Tonus

    Muito interessante! Mas foi ridículo, tendencioso… fotografar o entorno do Cristo Redentor pelo ângulo de uma favela. Existem muitas coisas lindas ao seu redor.

  245. Pablo

    a favela é o resto esquecidos pala sociedade de patente maior , podia brigar e discutir mas quem fala muito a provabilidade
    de estar correto sempre é menor então para deixar bem explicado existe pessoas de todas as partes do mundo querendo conhecer os esquecidos que moram do lado do cristo , o trabalho de querer mostrar tudo
    é ter a certeza de que o cliente não irá se decepcionar com o produto !

  246. Juciel Farias

    Já teve gente reclamando da foto do Cristo Redentor, como se nas outras fotos também não houvesse a mesma comparação, algumas pessoas realmente não sabem como admirar tais amostras, só serve para criticar.

  247. deborah

    A idéia foi boa mas os lugares continuaram encantadores.

  248. Luis

    sou mais a favela do que a parte rica do Cristo Redentor, isso é cultura caralho.. seus esnobes !

  249. APAC Proair

    Porque não colocaram uma foto aérea do cristo redentor mostrando a verdadeira realidade.que o Cristo está próximo a lagoa Rodrigo de Freitas as praias da zona sul como Ipanema Leblon jóquei clube.sem falar que e um dos lugares mais caros para se viver no Rio de Janeiro,superando nova York.

  250. Rafael

    Cheio de carioca querendo tapar o Sol com a peneira. A foto é montagem, é cariocada?

  251. Victor Hugo

    Gostei, mas quando se diz eu entendo ao redor. E algumas fotos não mostram o que existe ao redor, mas sim, um ponto de vista do fotografo. Como o Cristo e o Taj Mahal por exemplo.
    Mas no geral, muito bom

  252. Adriano Lopes

    Sobre o Cristo Redentor seria muito melhor uma foto do alto mostrando que ele fica no meio de uma GRANDE FLORESTA a Floresta da Tijuca. Fiz muitas viagens ao exterior onde ja estudei e conheci muita gente, e 90% das pessoa não tem ideia de que no meio do Rio de Janeiro existe uma grande floresta no meio da qual esta localizado o Corcovado. Uma foto do alto da a real perspectiva de onde fica o monumento.

  253. Luiz P.

    É. muito se escreveu… Qto à ângulos, perspectivas, entornos, deem uma lida sobre a fotografia, que escreve José Saramago, no livro Cadernos de Lanzarote, pag. 462/463. Com certeza, além de maravilhoso, vai ser muito instrutivo.
    Tudo muito legal, parabéns, me surpreendi (perdão por minha ignorância geográfica) mais com as pirâmides, achei que ficavam mais afastadas do centro urbano (mais ou menos como chegar aos Lençóis Maranhenses – aliás, daria uma boa comparação local/entorno. Em tempo: vcs não imaginam como é pobre o entorno dos Lençóis, favelas do Rio são ricas perto daquilo lá!).
    É o Brasil, né gente! Muito discurso e pouca ação! Pão – fome zero, blablablá – e circo – carnaval, copa do mundo e “entra ano sai ano e nada vem, meu sertão continua a deus dará” (G. Gil, qdo ainda era homem e lutava pelo Brasil. Agora mama em tetas estreladas e assina abaixo-assinados de Genoínos honestos…
    E vamu q vamu!!!
    Abraços,

  254. faysal

    egipto es lindo

  255. Tony

    Favela é a cara do Rio. É duro de aceitar ? Cair na real é o primeiro passo para qqr movimento de mudança, se mudar é o que se pretende.

  256. Claudio

    A verdade é que o entorno do Cristo não é bem esse, quer as pessoas queiram, quer não. Essa retratação retirou, pra mim, um pouco da credibilidade da matéria. O entorno do Cristo, e quem conhece sabe, é composto de parte da Floresta da Tijuca e do espaço urbano da cidade, onde você encontra também a favela. A perspectiva só mostrou um dos aspectos do entorno do monumento.

  257. Robson Oliveira

    Que tonta essa Adriana! E, que mundo ela vive? Em primeiro lugar pobreza não é defeito. Os problemas são a desigualdade, falta de oportunidade, de educação e a criminalidade daí resultante, não a pobreza em si. E ser rico egoísta e indiferente não é nada lindo! Sai de casa e dá uma volta a pé de meia hora com bolsa, sapato e relógio de grife cara e volta pra casa usando tudo isto, sem ser assaltada. Aí eu vou concordar que você vive numa cidade maravilhosa. Fui.

  258. Anamelia Bueno Buoro

    As relações entre texto e contexto podem também se constituir como um novo texto . Nesse sentido cada uma das fotos podem ser lidas separadamente ou relacionadas. Viva o cubismo que nos mostra possibilidades de encontrarmos com muitos pontos e vista simultaneamente. Viva a internet que amplia as discussões!!!!!!!!!!!!!!

  259. Julio Albernaz

    RJ – alguns demonstram desconhecimento sobre ela, Cidade ainda mravilhosa… como a de outras imagem de primeiro mundo se buscou oa melhor imagem, e nas demais me pareceu incompetência ou má-fé, ja que a imagem mundialmente conhecida, como a anterior citada é outra!

  260. Guilherme

    Na grande maioria eu não achei que o entorno atrapalha em nada. No caso do arco do triunfo, pelo contrário, só mostra que ele é o centro de Paris… linda arquitetura. De resto, normal, o que choca um pouco são as pirâmides, os prédios muito próximos, mas só de um lado, porque do outro tem o deserto como imaginamos.O cristo tem até plano aéreo mostrando o entorno, e continua lindo… com o perdão do trocadilho.

  261. William Anedox

    Ninguém de bom senso gosta de favela.

  262. mauricia

    deixo aqui o meu protesto com relação a foto do Cristo Redentor no Rio de Janeiro …
    o entorno dele é a floresta da tijuca e mar que se debruça … essa foto é mentirosa e tendenciosa !!!
    o Rio de Janeiro não merece !!!

  263. jacob

    acho que o que as imagens tem presentado é que ha muita diferencia da ideia que como turistas o extanjeiros temos das maravillias do mundo, como o caso das pirámides e o perto da ciudade, a experiencia de oliar a Monalisa debe ser muito diferente la no museo doque eu podería imaginar com tuda a gente allí. Conhecer uma o cristo pode ser diferente se tambem conheccese o entorno, as favelas, sao outra cara da cidade onde fica o monumento. visitar como turista somente os monumentos nao mostra toda a realidade da ciudade, da sua gente e dos problemas, somente pode ser a melhior cara de uma cultura e nao a cultura e realidade actual.

  264. Luiz Eugenio

    kkkkk… A favela tá chegando no suvaco do Cristo….

  265. Tânia

    Gente!!! Tô boba… Deliciei-me vendo as fotos! Quando vi a das pirâmides, por exemplo, lembrei-me da “decepção” que eu tive, quando da janela do hotel se podia enxergá-las! No meu imaginário e na minha desinformação elas estariam looonngee, no deserto! Contudo, ao visitá-las, “camelando”, ali silenciosas, misteriosas e surpreendentes! As fotos “denunciam” que a população do planeta cresce, e exponencialmente, e como seres concretos, ocupam espaços, ordenadamente ou não, tornando tudo “perto”!

  266. gilson bispo

    faltou uma das maravilhas mais lindas do mundo as cataratas do iguacu da minha cidade foz do iguacu pr brasil

  267. dario trachta

    Não vejo aqui nenhum objetivo a denegrir qualquer desses monumentos, mas sim um trabalho no sentido de se valorizar, fotograficamente falando, a importância do ponto de vista, do ângulo de visão, coisa que a maioria dos “clicadores” não levam em consideração no momento de fotografar alguma coisa!… Na minha opinião o trabalho está excelente, assim como tal qual ficaria se tb fosse visto por outros ângulos!… A ideia atingiu seu objetivo e APLAUDO!

  268. Ralph

    O entorno do Cristo foi enfocado em um ponto apenas, na verdade, o “entorno do cristo” é bem dizer a cidade do Rio de Janeiro Inteira, uma foto para retratar de forma minimamente justa deveria ser tirada em 360 graus em torno do cristo (e a própria favela Santa Marta reside em um bairro que já foi norteado de mansões e embaixadas, tradicional e que ainda preserva tais estruturas, Botafogo, uma das vistas mais belas de enseada, de onde se vê o pão de açúcar, a praia, trechos do parque do flamengo e se der sorte ainda avista aviões descendo em direção ao Aeroporto), estão as favelas, praias, montanhas, o mar, os muitos prédios, o aeroporto, a ponte rio niterói, a lagoa rodrigo de freitas, jokey club, trechos da Urca, o trânsito tenebroso da cidade no centro, do cristo dá para ver a cidade do RJ como um todo, de cima, sem máscaras, a diferença, o luxo e o lixo…e ainda assim é considerada uma das mais belas visões que se tem de uma cidade no Mundo, pois por mais intervenção humana que exista, a natureza ainda predomina e é essa a qualidade inquestionável do entorno carioca.

    Além do mais a única diferença concreta que vejo entre favela e satorini, na grécia, é a cor de cal que predomina em santorini(claro, santorini tem um elemento arquitetônico bem próprio, temos algo beeem semelhante em uma parte do Uruguai, aliás, mas vamos comparar as populações, a usabilidade e a funcionalidade de ambas as regiões? impossível não é?), não é algo que significa necessariamente “feiura”, especialmente quando você começa a ver a inserção do estado na região e as casas passam a ser pintadas devidamente (o problema ESTÉTICO maior das favelas é que a maioria das casas não tem pintura nas paredes externas, essa visão de “barraco” está cada vez mais rara, aliás, é uma visão de um Rio norteado de Palafitas, simbólicas antigas imagens de uma favela que desembocava na Lagoa Rodrigo de Freitas, descia o morro e tocava a lagoa, com suas muitas casas de madeira e restos de madeira, primeiras remoções forçadas, primeiro sinal do crescimento desordenado da cidade )

    Agora não vejo problema algum você ser “carioca” e amar a sua cidade, não vejo parisienses, indianos, ingleses,Paulistas, Gaúchos entre outros falando mal de suas respectivas cidades com todo esse desprezo, não para “os outros”, ‘estrangeiros”, ter orgulho de sua origem, sua cidade natal não é deixar de ver seus problemas, mas entender que a sua cidade tem, também, qualidades, e ninguém vai me convencer de que não existam qualidades em boa parte dessas cidades reveladas por aqui, algumas tem características mais espirituais (importante lembrar que o Taj é um túmulo construído por um rico indivíduo para sua esposa), outras mais “históricas”, como uma Paris que se planejou e replanejou repetidas vezes (mas não se enganem, essa organização parisiense demoveu milhares de pessoas de suas casas, tirou À força muita gente de seus lares, ao longo de muito tempo de “execução” dos planos de saneamento e estruturação da mesma, a Paris moderna é bem distante da Paris da Revolução Francesa, ou mesmo da Paris das Duas guerras mundiais), mas falar de RJ e seu entorno ignorando que a cidade inteira está ao redor do Cristo é feio…muito feio.

    1. Helena Flávia

      Comentário mais sensato até agora.

  269. Orlando S. Pereira

    Belas imagens e a fotografia pode mudar o olhar de quem ve…. parabéns pela ideia.

  270. Silas Amilcar

    Em Fotografia há uma técnica chamada de HDR, onde uma fotografia, (como várias mostradas acima, geralmente a primeira de cada lugar), é feita a partir de várias outras para se privilegiar a luz incidente em cada detalhe da arquitetura. Acontece que cada foto separada mostra excessos de sombras e luz, então por um processamento em computador é feita a mesclagem das várias fotografias e criada apenas uma com o melhor de cada foto anterior… Isso privilegia as primeiras fotos enquanto as fotografias com a visão geral e mais aberta não usa tal recurso…

  271. Renato

    Pra botar ainda mais lenha na fogueira do Cristo Redentor, achei o artigo original do “The Idealist”, onde as fotos usadas para o Cristo estão mais no tema dos entornos: http://www.theidealist.es/desde-otro-punto-de-vista-16-lugares-del-mundo-y-su-verdadero-entorno/
    Essa decisão do Arquitetura Sustentável nos proporcionou uma boa discussão! Bem jogado!

  272. Magali Suchy

    Também gostei dos comentários do Ralph. Só quero acrescentar que, como professora de H. da Arte e amante da Arte Oriental por conta do mistério e da magia que a envolve, qto ao Taj Maral, que foi realmente construído por um príncipe persa como homenagem fúnebre à sua amada esposa, ele foi projetado para que o representasse no plano físico (onde se encontrava o esposo saudoso) e, através do reflexo nas águas que se encontram na sua fachada central, representasse sua amada morta, no plano espiritual, eternizando o casamento de ambos, tanto no céu como na terra. Achei interessante acrescentar esse adendo a todos os outros que já foram postados.
    No entanto, como sou carioca também gostaria de dizer que realmente o passeio que nos leva ao Cristo mostra um Rio realmente lindo, cercado por uma floresta tropical extremamente rica e uma vista da Baia da Guanabara digna de qualquer cartão postal do mundo. Agora, se foram construídas favelas numa área de seu entorno, isso só mostra que povo dá provas de ter muita força para sobreviver e que, por coragem ou teimosia, mostra ao mundo que também espera as bênçãos do Cristo como qualquer morador.

  273. Magali Suchy

    Me desculpem, mas fiquei tão empolgada com a mensagem que acabei cometendo um erro de grafia, em lugar de se ler Taj Maral, leia-se Taj Mahal e outro ao afirmar que o príncipe era persa. Na verdade, ele foi indiano. Mas, qto aos comentários que fiz continuo assinando embaixo, rs.

  274. Fernando

    Cariocas e suas carioquisses…tentando defender o indefensável. Acreditam numa mentira que eles mesmo criaram hauhauhauahuahauhauhauahua

  275. Carlos Henrique de Oliveira

    Com todo o respeito aos debatedores, a discussão sobre o Cristo é bizantina, na medida em que, como já disse o carioca da gema, Carlos Heitor Cony, o monumento é MEDONHO. O morro sim é bonito.

    Carlos Henrique de Oliveira

  276. Alvaro Augusto

    A sala da Mona Lisa não é sempre assim. Essa foto deve ter sido tirada em um fim de semana de verão.

  277. Edson

    Como sempre um monte de comentários idiotas.

  278. Thux Oliveira

    Muito lindo o entorno do arco do triunfo, tudo muito bem planejado. A Espanha dividida em quadradinhos hahaha O central park é sensacional olhado de cima! O Egito, muito estranho, deserto e logo depois a cidade.

  279. roberval

    O Arco Do Triunfo é lindo,,de um lado esta a Champs Eliseé e do outro a General de Gaulle,depois o Grande Arco da La Defense em Puteaux,e depois aonde eu moro,Gare de Houilles e depois Bezons,meu bairro,é lindo,se voce nao conhece vale a pena.

  280. roberval

    Mas a minha cidade é Curitiba,que nao perde em nada para onde eu moro…

  281. Marco

    A Espanha é horrível!

  282. Thiago

    Rio de Janeiro…. o lugar mais feio do Brasil..

  283. Beto

    Depois que vi a do Cristo percebi que querem explorar o lado feio dos pontos turísticos. Lamento…

  284. carl zeiss

    Sacanagem colocar uma foto tirada a 2 kms de altura e outra tirada ao mesmo nivel do central park, arco do triumfo, etc… Quase fui assaltado no Central Park, mas e outra historia

  285. Giovani Felipe

    pra mim muitos dos lugares ficaram mais espetaculares ainda nas 2ªimagens

  286. Ronaldo Melo

    Eu achei as fotos sensacionais. E não vejo depreciação em nenhuma delas, o que vejo é simplesmente que toda foto deve ter seu angulo favorável, e agora que a Ilha de Santorini na Grécia é espetacular em qualquer angulo com certeza é sim, um lugar magico e incrivelmente LINDO. Vale a pena conhecer.

  287. carlos

    olhar o copo meio cheio ou meio vazio?

  288. Bernadeth Gadelha

    Qualquer obra de arte é bem vista quando se ver com o coração.
    Seja ela famosa ou não.
    Portanto,dou vivas a todos os artistas.

  289. Cleômenes Aranha Falcão

    O Entorno é o abraço à beleza da arte emoldurando o Eterno!

  290. eduardo

    os carioca ficam irritados e não assumem que moram numa favela,não adianta querer mostrar o cristo e os prédios quando na verdade o riu é bonito só beira mar uma quadra pra dentro é podre cheira mal

  291. Débora Brenga

    trabalho muito interessante. Compactua com a citação de Boff ” Um ponto de vista é apenas a vista de um ponto”. Pelos comentários, pode-se perceber como temos dificuldade para mudar nosso ponto de vista. Como relutamos em enxergar novas realidades além daquela que consideramos. Só por tirar nosso olhar de uma perspectiva qualquer, de mexer com a nossa visão destorcida de tudo, só por isso, este exercício artístico já vale a pena.

    1. dario trachta

      Débora, vc abortou o tema com muita propriedade!… Esse foi, no meu entender, o objetivo do autor!…

    2. dario trachta

      Desculpe Débora… eu quis dizer “ABORDOU”…

  292. joacy besler

    é maravilhoso é fantástico!

  293. ze

    O Cristo já é um monumento de mau gosto. Deviam demolir essa porcaria.

  294. Richard Diefenthaler

    Rio é favela pra todo lado! ow cidade lixo e povo vigarista! nunca mais volto pra essa cidade!

  295. Alexandre Oliveira

    Faltou uma foto de Manaus no centro da cidade e uma de cima mostrando a floresta ao redor. Mas as fotos são maravilhosas!

  296. Lincoln Lessa

    Não vi nenhum Indiano aqui reclamando do contraste entre o Taj Mahal e o lixo(?)… brasileiro é f0d4!

  297. Maria Eduarda Pinheiro

    Realmente o monumento de Stonehenge ao vivo é bem “broxante” aos olhos, porém a história é muito interessante e consegui um angulo para fotos incríveis lá!!

  298. lMaximus

    Grande bosta esse cristo de pedra, acorda pra vida e para de adorar um monte de cimento, depois acha estranho indiano achando vaca sagrado, imagina o que eles acham de vcs gostando de estatua

  299. Claudia Jana

    Interessante, como vemos e como é realmente, pois voce, não vai ficar olhando de distante um monumento, uma catedral, a mona lisa sim, temos que ver a distancia, pois é muitaaaaaa gente para vê-la, mas o resto, achei interessante

  300. Ianná Leonardi Faggiani

    Boa noite, primeiro, para um certo cidadão que comentou aqui, engana-se achar que morador do interior (roça) é ignorante e não viaja, venha tomar um café fresco e bater um papo comigo e vai sair com um quente e dois fervendo, segundo, tão belas fotos de monumentos turísticos e seus entornos, e perdem tempo discutindo que lado o fotógrafo beneficiou ou não, se o lado rico ou pobre…tudo se resume a isso, rico ou pobre, Brasil é país de terceiro mundo, tem favela sim e muitas, dois ou três estados não tem e olhe lá, USA tem favelas, e terceiro querem fotos com os seus entornos preferidos de monumentos?, fotografem vocês mesmos…o fotógrafo mostrou o que ele quis mostrar e ficaram lindas, e ficam aí cheios de mimimi…cansei

  301. Ricardo Lourenço

    Na verdade as cidades cresceram em volta dos monumentos e não o contrário. E com técnica e recursos fotográficos podemos melhorar qualquer imagem…

  302. Ivan Publio de Paula

    As fotos são ótimas, alguns lugares ficam belos de qualquer ângulo, dos lugares ainda não conheço os de nr 3, 6, 7, 9 e 10. Alguns ficam ainda melhores quando vistos de um ângulo maior. O único defeito de Santorini é ficar longe de onde moro, nada mais.

  303. Mais Ou Menos

    Zona Sul lugar mais rico do Rio?Penso que o lugar mais rico do Rio é a Barra. Na Zona Sul a maioria é de quebrados que herdaram AP de família e quase não fazem uma grana para manter o condomínio…hehehe!

  304. João Carlos Andrade

    O fim está próximo calma aguardem.

  305. meire

    A fotografia do rio de janeiro é copia fiel da realidade…ninguém disse que é só isso que existe lá,mas com certeza isso também é rio de janeiro… sabemos bem que a maior parte do rio não se faz apenas com bairros nobres e os bairros nobres são sim grudados em favelas… não adianta mascarar..e nem por isso ele deixa de ser a cidade maravilhosa…amo rio mesmo com seus defeitos….

  306. Welington Moreira

    Quem esta gostando, achando o máximo ver que tem coisas feias do lado dos cartões postais, só me respondam uma coisa.
    Quando vocês vão tirar uma foto de um passeio ou da sua casa, você escolhe realmente o ângulo mais feio né?

  307. Carlos Henrique Medeiros

    Não sou do Rio e não tiro a razão da Adriana, nunca achei favela um cartão postal. até acho bem feio! aquele amontoado de barracos.
    Não sei o que passa na cabeça dos ” Politicamente corretos” de achar errado o que ela postou. Temos direito de nos expressar e dizer o que sentimos, se ela não gosta da visão das favelas eu também não, e qual o problema disso?burguesia? te garanto que não prq moro bem longe do mar e no interior mas não sou obrigado a achar essa foto bonita. acho que favelas é o resultado de falta de politica que temos em nosso país, que deveria ser mais bem estruturado na urbanização impedindo isso que eu acho feio.

  308. FABIO GASSEN

    O BRASIL E A ÍNDIA, OS DOIS PIORES ENTORNOS….

  309. decio

    Li uma frase, não sei de quem, que diz: A gente não vê as coisas como elas são,e sim como a gente é.Pois bem, eu sou tudo isso que vi.
    Deu pra entender alguma coisa?

  310. Lucas

    Oxe kkkkkkk eu achei mais irado ainda kkkkk

  311. vinicius

    Para os estrangeiro a favela é uma das coisas mais linda que se tem no BRASIL, é muito admirado veja Michael Jackson, Madona, etc. já foram lá. Um dia conversei com um alemão ele me explico que a favela é um lindo direito do Brasileiro, fazer cazinhas simples, uma sobre as outras. Isso não tem como existir na europa a frio de -0 graus, ou faria um grande incendio ou morreriam todos de frio. Ele me afirmou que aqui aos olhos dos estrangeiros é lindo. é como nós aqui vendo a neve lá, uma admiração mas vai ficar debaixo da neve para ver se não tem seus problemas.
    O brasil esta fudido mesmo, mas não são as nossas favelas que fode o BRASIL. Acorda galera, um dia ainda vou ao rio, mas vou esperar o pobre ter o seu direito de viver nessas casinhas com segurança. DEPOIS EU VOU.
    Tire a favela vão espantar os turistas. Precisamos é do direito de viver nas casinhas da favela sem ser roubado, denegrido.

  312. Daniel Casagrande

    É mentira!!! Agora não temos mais favelas no Brasil. Segundo a Globo e o PT, agora nós temos “comunidades”!!1 KKKKKKKKKKKKkk

  313. Rose Ambrósio

    Já estive em todos esses lugares, e posso dizer que são espetaculares de onde quer que se olhe. E viva as diferenças. …todo mundo tem direito de se expressar, sem necessariamente ser ofendido por isso!

  314. Ivanete

    O trabalho gera polêmica pois o autor desperta o pior lado dos lugares e isso incomoda… Se tivesse adotado um padrão, como por exemplo, tirar fotos aéreas de todos os lugares, certamente o resultado não seria o mesmo. O autor queria polêmica e conseguiu, pois a interpretação fica para o olhar que cada um…

  315. Marta Oliveira

    Não sei por que brasileiro gosta tanto de favela. O ideal seria que elas não existissem. Não por que quem mora lá foi exterminado e sim por que estariam em muito melhores condições de moradia.

  316. Will

    Pessoal esse projeto é sem palavras!!! Mto bem feito!!! As vzs penso como seres humanos tão inteligentes são capazes de destruir os próprios??!! Parabéns ao idealizador dessa obra!!! Ela me diz muito mais do muitas outras coisas nesse mundo!!!

  317. Aline C. Batista Alves

    As piramides e as cataratas são as que dão mais surpresas…
    Achei bem interessante…

  318. Fernando

    Sorte dos cariocas que o fotógrafo não clicou nenhum traficante com uma AK 47 vendendo cocaína e subornando um PM. Ou vai me dizer que isso não é uma verdade no Rio e em muitas cidades brasileiras…

  319. Almir Moreira

    Que comentário NADA A VER dessa mulher sobre o Rio de Janeiro. Preconceituoso, nada, ne? Pra sua informação a zona sul é cercada de favelas sim e qual é o problema? O mais lindo do Rio é esse contraste das paisagens e o povo do rio, que mesmo morando em favelas são felizes. Hipócrita preconceituosa!

  320. Mayara Almeida

    Alguns locais achei mais incrível ainda, tipo Santorini, muito bonito.

  321. Gabriel Ferraz

    Poderia ser valorizado a natureza… mata atlantinca que ainda esta preservada….favela, futebol, carnaval, mulata, corrupção já são referencias brasileiras …

  322. Clarice

    Tem gente que não está entendendo a proposta das fotos…No caso do Cristo não tem nada de contra ou a favor de favela,, a proposta da foto pode ser evidenciar a desigualdade, só isso. Assim como em outras, as pessoas dizendo que não é assim ou assado: a proposta é ver sob diferentes perspectivas. Concordo com o Félix: por que todo mundo tem que pensar igualzinho?? Rio e Paris são cidades maravilhosas como várias outras e que tem sim seus problemas. Para quê discutir isso??!!, O que isso tem a ver com as fotos?

  323. Ramon Benevides

    Gostaria de ver como seria Jijoca de Jericoacoara/CE, nessa perspectiva

  324. Gustavo

    Enquanto os paulistas removem e urbanizam suas favelas, os cariocas ficam com esse papo de que favela é bonito, que é parte do Rio, da cultura carioca, enfim. Favelas são locais sem infraestrutura, sem saneamento básico, sem segurança, mas o governo carioca acha mais cômodo fazer o povo gostar das favelas do que gastar dinheiro pra urbanizá-las. Dá pra ver isso nos próprios comentários dos cariocas aqui.

  325. ZENIO SILVA

    No Rio forçaram a barra! É só ver a distância entre a favela e a estátua!!! Outros já nasceram assim, o Arco do Triunfo foi construído na confluência daquelas avenidas, em proporções colossais! O que impressiona é a expansão (!?) da cidade do Cairo sobre as pirâmides

  326. Anônimo

    Bem, a ídeia da foto é mostrar a realidade sob outro ângulo. Coisa que poucos fazem. Todos sabemos disso. Viver o lugar são outros quinhentos. Você tem um olhar diferente e pouco se importa com o cheiro de Pretzel queimado… Se a Estátua da Liberdade ou a Pequena Sereia da Dinamarca são pequenas. O nosso olhar é outro e o contexto é outro. Quem fez as fotos é uma grande artista. Chegar próximo à realidade é muito difícil. Beleza não quer dizer riqueza como foi mencionado acima sobre a questão do Cristo Redentor estar rodeado de favelas… O Rio de Janeiro é lindo. Mal cuidado, mal administrado, mas continua lindo. Uma das cenas mais lindas que vi no RJ foi ver as luzes da Favela da Rocinha! Fiquei tão emocionada… Foi como conversar com Deus e como era Dezembro, a impressão que ficou no meu coração foi a de que eu havia visto uma verdadeira árvore de Natal brasileira, linda, com todas a suas tristezas, encantos e verdadeira!

  327. tamara

    A imagem do entorno do arco do triunfo não me decepcionou! Continua mágico.

  328. Carlos Lima

    Acredito que o significado dessas fotos não está em apenas revelar o feio, mas de informar para os interessados o que as fotografias escondem, pelo simples fato de nem todo mundo ao longo da vida ter viajado para conhecer todos esses lugares.

  329. Franklin

    Rio de Janeiro, lugar lixo como sempre. Deveria ser separada do resto do Brasil e se tornar uma ilha. Povo mau educado, cidade fedida, só tem ladrão e traficante. Bairro do Leme inteiro é a “boca do lixo”.

  330. Gilletta

    Bem na verdade esses lugares famosos, o são porque desde muito tempo povos moravam por perto (não faria sentido eles serem isolados), afinal são representativos da historia que tem em volta.

  331. Marcio Lima

    É vero que fotos tiradas em momentos específicos e bem trabalhadas em programas de computador podem nos fazer visitar certos lugares. Quantas vezes você já foi visitar alguma praia que era linda na internet e chegando lá, você não achou tão bonita? Estou tomando muito cuidado com isso agora.

  332. Rosana Nascimento

    Por isso que esse Pais nao vai pra frente!! Os brasileiros AMAM as favelas, tem orgulho de serem pobres, ignorantes.. Deviam lutar, isso sim, e ambicionar uma vida melhor, mais digna. Sabe de que jeito? Estudando E Trabalhando e nao ganhando esmolas do governo!! Eu teria vergonha de morar numa favela!

  333. José Fernandes

    Deslumbranteee

  334. Matty Miles

    Por que essa briga toda? Pensei que o Rio fosse o lugar mais lindo do mundo! Se for, qual o problema? Acredito que as pessoas podem ter suas opiniões?

  335. jose roberto de angelo

    Isso é que é vontade de esculhambar com o Brasil hem ?
    Não tinha coisa mais bonita para mostrar ?

  336. Plínio Soares

    E Sorocaba???, esqueceram dela???.

  337. Marcio

    mentira sobre o Cristo Redentor, tem muito mais favela do que mostra a foto

  338. ANDRE LUIS

    Concordo com o que a maioria disse aqui. Mas vamos combinar que “pegaram pesado” com o angulo do Taj Mahal e do Cristo Redentor ??? Ahhh pegaram sim !

  339. Dalmario Marcel Rodrigues Lemos

    Com relação ao “Cristo Redentor” será sempre assim. Só beleza, monumento, mas, Impotente, Sem Vida, Sem Poder.

  340. Ingrid

    Me condenem, mas achei lindas todas as fotos independente da vista no entorno. Fala sério, o que é essa estrutura da França? quadras perfeitas. Amei todas as versões de imagens da França e Grécia. As unicas que não me agradaram foram, a do entorno do Taj Mahal e a favela do Cristo.

  341. Fernando

    Central Park se não fosse localizado no centro de Nova York, não teria o encanto que tem hoje. A foto aérea esta incrível, e não retira nenhuma
    beleza ao Park, antes pelo contrário.

  342. Daniel Lorenzatti

    Para mí la idea de la muestra es jugar con el simbolismo de cada uno de estos lugares u objetos. El mostrarlos en su entorno reduce la idea de magnitud que se tiene de cada uno de ellos. El punto de vista del fotógrafo sin duda es subjetivo, pero la intención no es resaltar o degradar algún aspecto en particular, sino poner en perspectiva.

  343. Racionalizador

    Pensei que só alguns comentários seriam imbecís, mas depois de ler vários eu percebi que o imbecíl fui eu em perder meu tempo.. quanta gente burra (sim to usando palavras baixas e nada inteligentes, é assim que agente se comunica com pessoas de visão curta)… A postagem nessa página chama atenção justamente para o fato de o ponto de vista alterar a forma como enxergamos as coisas, desde cartões postais até mesmo fotos nossas, pessoais.. um local não tem apenas o seu formato pelo que foi construído e sim pelo nosso ponto de vista próprio, este que inclui desde nosso humor/estado emocional, até conhecimento técnico sobre o local.. Sem mencionar que nossa capacidade cognitiva quando ativada pela visão por exemplo, busca parâmetros pré-armazenados em nosso cerebro, vindo de lembranças(experiências anteriores), logo, nunca a visão/opinião de uma pessoa será exatamente a da outra… Mas é claro, falar com portas não adianta, então vamos debater um monte de baboseira que é mais legal… e depois o “povo” reclama que é manipulado… (seja lá em qual esfera for..). Não tenho orgulho de ser “brasileiro”.

  344. sparcos

    Tarj mahal e portão de são petersburgo decepcionantes

  345. Luciano

    Já fui a 6 desses lugares. Agora faltam os outros 10! Fiquei impressionado com a simplicidade de Stonehenge e com o entorno das Pirâmides.

  346. silvio selva

    a foto do Cristo foi tendenciosa e falha, ele fica na Zona Sul…

  347. Allison Tauba

    Pergunte pra qualquer gringo que tenha visitado uma favela se ele saiu de lá com a mesma visão que entrou… Conhecer a favela é algo mágico, a fé, a força e a acolhida das populações que as habitam são foras do comum. Inclusive, conheço gente que prefere se hospedar nas favelas do que nos hotéis da “zona sul”, pois são muito mais bem tratados e acolhidos. Xô, Preconceito! O Rio não é só o que a Novela das 9 mostra!

  348. Renan Freitas

    Tem algumas pessoas aqui falando que no caso do Cristo Redentor a foto é tendenciosa, falha e blá blá blá porque o Cristo fica na “Zona Sul”. Por favor senhores e senhoras, conhecem a Zona Sul do Rio? Rocinha, Pavão-pavãozinho, Vidigal, Santa Marta, Prazeres entre outras favelas ficam na ZONA SUL! É impressionante a preguiça de uma simples busca no google… idiotas…

  349. LUCAS VALE

    A reportagem é interessante. Me parece que seu principal mérito é demonstrar que a nossa percepção da realidade é sempre relativa. Ou seja, observamos aquilo que o autor da foto quer e não aquilo que o monumento é. Vivemos em um mundo em que há pluralidade não só de formas de pensar, mas igualmente de formas de interpretá-lo. A matéria trouxe um nova (porém não a única nem a última) maneira de ver os monumentos e paisagens acima. Ficaram ótimas as nossas perspectivas que foram expostas.

  350. Bruno

    Que matéria ridícula, como se imaginássemos que tivesse somente os monumentos. Realmente não se fazem mais jornalistas como antigamente.

  351. Sonia

    Que trabalho lindo!!!! Fotos impressionantes… todas, inclusive a perspectiva de a que distância ainda se pode ter a visão do Cristo Redentor! Felizes os que podem ver estas maravilhas diariamente!! Parabéns.

  352. Sebastiao

    Maravilhosas e esplendoras fotos, obrigado meu amigo, abraços

  353. camilla larinatica

    e bom ver essas imagens….. eu gostei de ver elas…

  354. Vera

    Eu acho que o ângulo da foto do Cristo foi muito tendencioso, se tivessem tirado a foto de um ângulo de cima pra baixo, como foi o caso do Central Park e do Arco do Triunfo teria sido muito mais justo, pq a vista de cima do Cristo é de tirar o folego, nunca vi coisa mais linda, e olha que já vi muito lugar bonito! Não tô dizendo que não tem favela, tem varias, mas bem longe. Eu acho que eles quiseram sim, dar uma visão PAIS PODRE, nas fotos do Brasil e da India!

  355. jacaré

    Cade a foto de curitiba….com as favelas?

Deixe sua opinião