Bondes deslizam em tapetes de grama nas cidades europeias

Bondes deslizam em tapetes de grama nas cidades europeias

O que é melhor, o asfalto quente e cinza das ruas ou um tapete de grama cruzando os bairros da cidade?

Embora combinar paisagismo com transporte público não seja uma ideia exatamente nova, ficamos impressionados com essa forma de tornar espaços urbanos mais verdes.

Algumas cidades europeias, adotaram a prática de substituir o asfalto dos corredores por onde os bondes passam, por grama. As pessoas que vivem em Barcelona, St- Etienne, Frankfurt, Estrasburgo, entre outras, podem se locomover de forma rápida, sem o estresse do trânsito e de uma maneira mais agradável.

Como benefícios para a cidade, além da grande melhoria na paisagem urbana, as faixas gramadas proporcionam um efeito de diminuição das ilhas de calor das ruas metropolitanas e ajudam no escoamento de água da chuva, prevenindo enchentes e alagamentos. Isso, sem contar o transporte limpo e silencioso dos bondes.

Veja alguns exemplos desses corredores que de maneira simples, deixaram as cidades um pouco mais verdes.

 

Imagens via: City Transport / Wikimédia / Ian Fisher

Compartilhar

Comentário (1)

  1. Humberto

    Em Estrasburgo, o “tram”, junto com o centro( Place Kleber) e outras zonas da cidade( catedral, Petite France, etc…) de acesso quase exclusivo pedonal,os parques de estacionamento nos arredores a partir de onde se entra nos transportes públicos de qualidade ou se aluga uma bicicleta, tornam de facto a cidade bem mais agradável para peões. De notar que é uma cícade “plana”, contrariamente a Lx.

Deixe sua opinião