Capsula-de-Cafe-Arquitetura-Sustentavel-001

Cápsulas de café podem ser grandes vilãs ambientais

Presentes em grande parte das casas, escritórios e restaurantes pelo mundo, as cápsulas de café individuais se tornaram uma moda que pegou e conquistaram o apreço popular, inclusive aqui no Brasil. Contudo, as pequenas e coloridas cápsulas de alumínio podem ser verdadeiras vilãs ambientais.

O Departamento de Meio Ambiente e Energia de Hamburgo, segunda maior cidade da Alemanha, anunciou recentemente a proibição das cápsulas em todos os seus edifícios estatais com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos gerada pelos órgãos públicos. Segundo o especialista do departamento, Jan Dube, as embalagens individuais causam um desperdício de recursos completamente desnecessário. “Essas cápsulas não são recicladas facilmente porque são compostas por uma mistura de alumínio e plástico. Além disso, são 6 gramas de café para 3 gramas de embalagem. Nós de Hamburgo entendemos que esse produto não deve ser comprado com os recursos dos contribuintes.”, diz Jan.

O site Science Alert afirma que as vendas das pequenas cápsulas de café subiram consideravelmente em diversos países desde 2011 e aponta que, apesar dos esforços para tornar o produto ambientalmente menos impactante, ele ainda está longe de ser considerado sustentável. Em 2014 a empresa Keurig vendeu mais de 9,8 bilhões de cápsulas com um número de apenas 5% do total de embalagens recicláveis. Segundo o fundador da empresa e inventor das embalagens, John Sylvan, a invenção pode não ter sido sua melhor ideia e provavelmente nunca poderá ser reciclada. “Não importa o que falem, esse produto nunca será reciclável”, diz Sylvan ao The Atlantic.

Apesar de serem muito práticas para ambientes corporativos e cozinhas, as cápsulas de café possuem uma tecnologia que compromete qualquer intenção de torná-la sustentável. Mesmo parecendo inofensiva, a quantidade de material descartado no ambiente justifica qualquer preocupação. No Brasil, o negócio já movimenta cerca de 1,4 bilhão de reais e tende a alcançar um mercado ainda maior.

Apesar do discurso de preocupação com a sustentabilidade adotado pelas indústrias, o produto têm se mostrado cada vez mais inviável em termos ambientais.

Até que se obtenha uma solução mais sustentável para a embalagem, o consumo das porções individuais de café deve ser evitado e quando seu uso for necessário é aconselhável devolver os resíduos aos fabricantes que possuem postos de coleta.

Capsula-de-Cafe-Arquitetura-Sustentavel-02

Imagens via: Inhabitat

Comentário (1)

  1. LOISE LIMA

    TINHA INTENSÃO DE COMPRAR UM MÁQUINA QUE USA ESSAS CAPSULAS, MAS ACABEI DE DESISTIR. OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO.

Deixe sua opinião