Liftware-Arquitetura-Sustentavel-2

Design para melhorar a vida de portadores de parkinson

Produto promete tornar as refeições de portadores de parkinson e tremores essenciais um pouco menos difíceis.


Não é lindo quando usamos nossas capacidades criativas e técnicas para o bem-estar??? O Liftware, produzido pela empresa norte americana Verily traduz bem isso. Pessoas acometidas por tremores passam por vários desafios em tarefas simples do cotidiano e um deles é levar a comida à boca. Esse estabilizador foi projetado justamente para isso: você encaixa a colher do kit na empunhadura e ele já liga automaticamente compensando o movimento de tremor.

Essa empunhadura possui sensores que conseguem diferenciar o movimento da mão dos tremores e movem a colher no sentido contrário dos movimentos involuntários. Grosseiramente falando (super grosseiramente), seria um mecanismo similar ao dos estabilizadores de lente de câmeras profissionais (IS).

Liftware-Everyday-Spoon-04


A doença de Parkinson afeta milhões de pessoas no mundo e, embora não ofereça risco direto a vida do paciente, a transforma completamente.


Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1% de toda população mundial com idade acima de 65 anos sofre com o mal de Parkinson. No Brasil, cerca de 250 mil pessoas possuem a enfermidade. Já os tremores essenciais acometem cerca de 4% das pessoas acima dos 40 anos em todo o mundo.

Os criadores do produto contam em seu site que a motivação que os levou a investirem no projeto foi a vivência com amigos e parentes com tremores e suas dificuldades durante as refeições. Momentos que deveriam ser de relaxamento e descontração, se tornam experiências frustrantes de falta de independência e dignidade.

No vídeo abaixo podemos ver tudo que vem com o kit, além de dicas de utilização. Por exemplo, se você quiser desligar o aparelho sem precisar desconectar a colher, basta você virar o utensílio de face para a mesa. Vem com um carregador e a bateria dura por dias.

O kit básico custa 195 dólares e pode ser encomendado clicando aqui. Você pode também comprar separadamente o garfo por US$ 34,95 e uma segunda colher para o dia-a-dia (a do kit é uma colher de sopa) também por US$ 34,95. Não fica muito barato ao chegar aqui com as despesas de frete + impostos, mas quanto vale o bem estar? E convenhamos que não é muito justo chamar um produto desses de caro…

A colher funciona melhor para tremores leves e moderados, mas quebra um galho para os tremores mais severos. Clicando aqui você terá acesso a um teste disponibilizado pelo fabricante para verificar os níveis de tremor que a colher pode dar conta. Os doutores de plantão interessados podem encontrar informações aqui.

Liftware-Arquitetura-Sustentavel-1

Imagens via: Liftware

Comentário (1)

  1. Erivan Santiago França Filho

    Muito interessante. Talvez compre uma para mim. Eu tenho um tremor que sei que não é Parkinson e não sei se é essencial. Esse aparelho me parece muito interessante.Sugiro que também inventem um adaptador para copo.

Deixe sua opinião