Artisan-Moss-Arquitetura-Sustentavel-Capa

E se a decoração for viva?

Empresa desenvolve painéis verdes que não precisam de manutenção.


Todo mundo faz decoração. Pode ser por conta própria ou contratando um designer de interiores, fato é que os ambientes tanto residenciais quanto comerciais precisam ser confortáveis e agradáveis para seus usuários. Iluminação, acústica, organização, praticidade e conforto ambiental devem ser considerados no planejamento de qualquer ambiente, mas um outro fator pode e deve ser fundamental no momento de decorar: a vida dos objetos. Isso mesmo, a decoração pode ser viva!

Não estamos falando do filme da Bela e a Fera onde objetos inanimados ganham vida e saem falando e cantarolando por aí. Também não estamos falando de vasinhos de plantas que colocamos em cima da mesa ou na estante. A decoração pode ir além do convencional e tornar ambientes fechados bem mais verdes. Afinal, vegetação em casa ou no trabalho deixa a vida muito mais feliz.

Imagem: Artisan Moss

Imagem: Artisan Moss

Ok, plantas exigem atenção, “sujam” (folha não é exatamente sujeita, mas vamos lá) e atraem insetos. Esses não são propriamente defeitos mas dá pra compreender que uma vida corrida pode representar certa dificuldade para manter vasos de plantas e hortas. Contudo, um novo produto desenvolvido por uma empresa californiana promete aumentar ainda mais a presença de áreas verdes em ambientes internos e deixar esses espaços mais bonitos e vivos. Isso tudo sem a necessidade de manutenção.

Os quadros e painéis desenvolvidos pela empresa Artisan Moss tem como objetivo criar uma conexão entre lares/escritórios e natureza de maneira prática. Criados de forma artesanal e utilizando espécies de origem sustentável, os quadros possuem texturas, cores vibrantes e outros elementos naturais que criam a sensação de apreciar toda a diversidade e beleza de uma floresta. As molduras são de madeira reaproveitada e a vegetação não precisa ser regada, nem ser posicionada em locais mais iluminados. Erin Kinsey, a designer que desenvolveu o produto, conta como chegou a sua concepção:


Eu nunca vou esquecer a primeira vez que vi uma parede verde. Eu sabia que queria projetar algo do tipo e não conseguia parar de pensar nisso. Foi quando imediatamente comecei a estudar, construir e experimentar. Eu aprendi rapidamente as suas vantagens e limitações. Eu queria criar algo mais acessível a todos e prático. E descobri a versatilidade do musgo. Testei algumas espécies que falharam e agora, vários anos mais tarde, depois de muito trabalho duro e experimentação posso entregar uma peça para qualquer pessoa no mundo desfrutar mais da natureza.”


Imagem: Artisan Moss

Imagem: Artisan Moss

Para construir cada peça é utilizada uma grande variedade de musgos de origem local, além de elementos naturais ‘salvos’ de áreas de queimadas. A empresa diz que seu processo para a preservação da vegetação livre de manutenção é um segredo comercial, mas estão comprometidos com o desenvolvimento sustentável e com a construção de ambientes mais saudáveis. Até agora eles atuam com projetos personalizados comerciais e institucionais, mas já produzem e importam para alguns países do mundo. Você pode saber mais informações no site da Artisan Moss.

Todos sabemos que a reconexão com a natureza é fundamental para a melhoria do bem-estar do ser humano e sobretudo para reduzir nosso impacto no planeta. Entretanto, devido à falta de tempo, local ou motivação, nem sempre é fácil adotar atitudes mais sustentáveis. Produtos como esse podem ser pontes para levar pelo menos um pouco de natureza para os locais onde passamos a maior parte das nossas vidas.

Imagem: Artisan Moss

Imagem: Artisan Moss

Imagem: Artisan Moss

Imagem: Artisan Moss

Imagem: Artisan Moss

Imagem: Artisan Moss

Imagem: Artisan Moss

Imagem: Artisan Moss

Imagem: Artisan Moss

Imagem: Artisan Moss

Deixe sua opinião