Capa - Grupo de amigos

Grupo de amigos constrói casa ecológica de 8 mil reais

Utilizando apenas produtos ecologicamente corretos encontrados em abundância na natureza, Brian Liloia e um grupo de amigos construíram com as próprias mãos a COB House, uma casa natural e de baixo custo. A construção que levou cerca de 9 meses custou apenas 8 mil reais. Em sua composição, foram utilizados apenas barro, madeira, pedras, areia e fibra. Utilizando a técnica da construção com COB, Brian conseguiu construir um casa aconchegante, confortável termicamente e sustentável.

Saiba mais sobre a construção com COB a seguir:

O Cob é um material de construção divulgado recentemente pelos movimentos de sustentabilidade e construção natural, ele é composto por argila, areia e palha, similar ao adobe. A mistura é a prova de fogo e altamente resistente a abalos sísmicos. Seu custo é quase nulo e é geralmente usado para fazer um tipo de arquitetura mais artística e escultural, por conta de sua fácil manipulação.

As paredes feitas com Cob são necessariamente grossas e servem como massa térmica, fazendo com que a casa se mantenha quente no inverno e fresca no verão, além de funcionar bem com variações de temperatura mais curtas, fazendo a casa ficar fria de dia e quente a noite. Mesmo sendo feito basicamente de barro, o material é totalmente estável em climas úmidos e chuvosos, e se sua estrutura for feita adequadamente, o COB não se deteriora. Algumas casa feitas com Cob em Devon, uma das regiões mais úmidas da Inglaterra, sobrevivem e estão em uso a séculos. O material tem muitas características incomuns com o adobe, material muito comum no México e no sudoeste dos Estados Unidos, mas enquanto o adobe é usado para fazer blocos, o COB é usado para esculpir a parede da fundação de baixo pra cima em uma peça única.

O Cob pode ser feito e utilizado de formas bem simples e com muita liberdade de criação.

Deixe seu curtir!

Veja também o Curso de Bioconstrução para download aqui!

Imagens via: Tiny Cob Adobe

Comments (8)

  1. Marilena Kaily

    amei esta casinha. Grande idéia. Quem sabe um dia terei uma assim….

  2. kely moraes

    Eu quero uma dessas pra mim…..

  3. cesar augusto

    cara meu adorei isso tudo ai.gostaria de saber bem mais a respeito.muito agradecido

  4. PATRICIA

    Tenho po de brita a vontade, que acaba sendo descartado. Quero aproveita-lo p/ o bem da comunidade local. Ha possibidade de reaproveitamento deste po?

  5. Eda Damasio

    Quero poder construir uma casinha assim.Como posso começar?

  6. Ana Maria Donagema Proença

    Como obter mais informações, gostaria de ter uma casa assim, como poderiam me ajudar a encontrar alguém que a faça para mim?

  7. Silvia de Abreu Gomes

    Estou querendo consertar a cobertura da minha casa que é de alvenaria e telha; gostaria de saber se posso utilizar algum recurso que dispense as telhas e deixar pintado de branco, que, de acordo com o que me disseram, reduz a temperatura dentro de casa em até cinco graus. Soube que não posso pois Olinda tem clima quente e úmido e que o material não resistiria; é verdade?

  8. Mariza Zacura

    Gostaria muito de construir casinhas dêsse tipo num sítio que tenho na região de Sorocaba , SP , existe alguém que faça esse trabalho na região?????Adorei!!!!

Deixe sua opinião