filtro-de-barro-o-mais-eficiente-do-mundo

O filtro mais eficiente do planeta é brasileiro

Os mais jovens podem nem se lembrar de como é beber um copo de água de um “filtro de barro”, muito menos de como é enchê-lo novamente e aguardar a sua lenta filtragem. Mas com a crescente preocupação com saúde e meio ambiente, esse velho objeto pode retornar a muitas casas.

Segundo estudos divulgados no livro The Drinks Water Book, os filtros cerâmicos brasileiros alcançam índices de eficiência de 95% quanto à retenção de cloro, pesticidas, ferro, chumbo e alumínio, além de Criptosporidiose, parasita transmissor de doenças ao ser humano. Isso se deve a filtragem por gravidade, na qual a água é colocada no compartimento superior, passa pelo filtro e pinga no compartimento inferior pronta para o consumo. Por conta da baixa pressão exercida pelo fluxo de água e o tempo de filtragem maior, ele garante que sedimentos e micro-organismos não cheguem ao compartimento de consumo ao contrário dos equipamentos de forte pressão que recebem água diretamente da torneira ou da tubulação.

Por conta do estilo de vida mais prático e a estética e tecnologias dos novos equipamentos, os filtros cerâmicos acabaram perdendo espaço e praticamente não são vistos nos ambientes urbanos. Contudo, o produto tipicamente brasileiro ainda está disponível no mercado.

Uma dica importante: caso você se interesse pela utilização de um filtro de barro em sua casa fique atento ao modelo e verifique se o produto realmente cumpre o que promete.

Imagem via: Jornal Cidades Online

Comments (15)

  1. Edva Barretto

    Maravilhoso é esse filtro de barro que minha mãe sempre teve em casa. E viva os brasileiros criadores! Realmente vale a pena ter FILTRO DE BARRO

  2. Celia

    Eu sempre usei e continuarei usando essa maravilha. Adoro beber a água fria dessa maravilha!!!!

  3. Sérgio S. Pereira

    Atenção: filtro de barro só reduz cloro e bactérias se a vela conter uma camada interna de carvão ativado, aditivado com “prata coloidal”. Apenas o material cerâmico poroso da vela não é capaz disso. Outra coisa: Na limpeza, nunca use açúcar pra limpar as velas! Isto cria uma camada nutritiva que alimenta as bactérias, formando em volta da vela um material gelatinoso babento chamado “biofilme” (que é a mesma coisa que “placa bacteriana”), e vai criar contaminação na sua água, além de entupir sua vela. O certo é uma escovinha e água. Só. Mas se ainda assim quiser usar algo abrasivo pra limpar, apesar disso aumentar a porosidade da vela e diminuir a qualidade da filtração, use sal, em vez de açúcar, e enxágue muuuuito bem.

  4. adelmira carneiro maia

    mina vó, (tenho 75 anos hj) usava uma pedra de enxofre, no pote de barro ou no filtro, que efeito fazia?

  5. Leiza Augsburger

    Empre gostei desse tipo de filtro apesar de não ser o melhor modo para se ter água limpa para consumo em casa pois o risco de recontaminacao é alto e o poder de filtragem não é tão eficiente quanto o método usando cloro. Li o artigo e infelizmente para se ter acesso aos dados que eles alegam que o livro diz tem que comprar o livro… Livro este que, se não me engano, não é referencia no âmbito de HWTS (mas preciso checar com a OMS). Quais foram os indicadores medidos para se estabelecer que o filtro é o melhor do planeta? Qual o valor de LRV obtido com esse filtro? Desculpe ser chata assim mas a impressão é que o artigo foi escrito para promover o livro. Espero que dentro do livro os pontos que mencionei são tratados.

    1. Arquitetura Sustentável

      Muito obrigado pelo comentário e pelas informações Leiza. É lindo quando recebemos comentários que complementam as informações de nossos artigos.

      Mas o artigo não foi feito para divulgar o livro não, mas mesmo assim vamos continuar pesquisando. 😉

  6. Victoria

    Para quem não estiver encontrando onde comprar.
    Acesse o site : http://www.ceramicastefani.com.br

  7. Adriana

    Porque cria uma poeira tipo fungo na parte externa? Todo dia tem q limpar.

  8. Jacob

    Nos supermercados mais conservador se acha essa preciosidade.

  9. elder freitas

    No Vale do Jaguaribe – Ceará, a Empresa Jaguar, fabricava filtros com este nome. Eram acessíveis e de boa qualidade. Não sei se ainda são fabricados, em Limoeiro do Norte.

  10. Bia Goulart

    Sempre tive em minha casa um filtro Salus de barro com revestimento em prata. Excelente. A água fica fresquinha .Aliás, tenho dois. Não troco por nenhum desses modernos.

  11. sandra carranca de mello

    gostaria de adquirir um filtro desses. moro em São Paulo, na Zona Sul. Seria possível me passarem algum endereço próximo?

    1. Arquitetura Sustentável

      Sandra, obrigado por sua mensagem. Infelizmente não sabemos a onde se pode adquirir um filtro de barro em SP. É provável que algum outro usuário possa ajudá-la aqui nos comentários.

  12. sandro angelico de souza.

    Eu tenho este filtro é muito bom ecelente, fais dois anos que adiqui em uma agro pecuari da qui de Perola do Oeste no parana mais ele mofa parese sugeira , agente linpa e dali us dias ele esta todo mofo de novo eu gostaria de uma repasta da fabrica , eu como cliente des de ja agrdeso.

  13. cesario

    Quero comprar há tempos. Não encontro onde.

Deixe sua opinião