Pontes-Vivas-Arquitetura-Sustentavel-01

Como uma ponte pode salvar milhares de animais todo ano

As pontes vivas são passagens que cruzam grandes rodovias com o objetivo de oferecer uma travessia segura aos animais que vivem nas florestas nos seus arredores. Nessas estradas, existe uma grande quantidade de acidentes entre motoristas e animais, e para mitigar esses acontecimentos, passagens cheias de vegetação são construídas aumentando a segurança de ambos.

Em sua composição, as pontes possuem camadas de rocha, solo, vegetação rasteira e até árvores médias. O tamanho das pontes varia de acordo com o tipo de espécies que vivem no local e fazem a travessia. Áreas florestais que tem a presença de ursos, linces e outros mamíferos de grande porte, as estruturas são mais fortes e maiores.

As pontes vivas também são conhecidas como eco-dutos, pontes verdes e viadutos de vida selvagem, e já podem ser vistas em diversos lugares do mundo. No Parque Nacional de Banff, no Canadá, por exemplo, existem atualmente 41 estruturas de travessia que ajudam na locomoção da fauna local e previnem acidentes na movimentada rodovia Trans-Canada. Desde de sua inauguração, cerca de 11 espécies diferentes de grandes mamíferos já passaram pelas pontes mais de 200 mil vezes. A Holanda também decidiu implantar as passagens verdes em suas estradas e hoje, já conta com mais de 600 passagens para animais, que contribuem até para a preservação de espécies ameaçadas.

Veja algumas dessas passagens e deixe seu curtir!

Pontes-Vivas-Arquitetura-Sustentavel-05 Pontes-Vivas-Arquitetura-Sustentavel-04 Pontes-Vivas-Arquitetura-Sustentavel-03 Pontes-Vivas-Arquitetura-Sustentavel-02

Comments (3)

  1. maria aparecida

    em todo mundo deveria haver estas pontes , deveria ser obrigatório, isso seria uma maravilha.

  2. Juliana

    Santarém novo, no Pará, está precisando da última ponte com urgência!

  3. denis cardoso

    OLHEM, ADORO ESTES ARTIGOS QUE VOCES ME MANDAM, ENTÃO ESTAS PONTES PARA OS ANIMAIS, FOI UMA IDEIA GENIAL DE QUEM A INVENTOU, UMA VERDADEIRA MARAVILHA PARA OS ANIMAIS.

Deixe sua opinião