aguawell-09

Testamos o coletor de água do banho Aguawell

Lembra do aguawell? Já falamos dele nesse post mais antigo aqui. Em 2015 uma galera bem criativa lançava no kickante o Aguawell.

O fato é que a ideia saiu do papel e foi para o mercado. O que é isso? É um coletor de água de chuveiro enquanto ela esquenta. Mas não pode usar um balde ou bacia? Claro, mas o Aguawell foi feito para isso e é muito mais prático: tem uma alça, tampa de rosca e um “ralinho” por onde entra a água recolhida. Garanto que nem dá para comparar. Preço? R$ 50,00 + frete para todo o Brasil.

Testamos o Aguawell por 30 dias e ficamos muitos satisfeitos com o produto.

De cara fiquei surpresa com o bom acabamento e desenho. Ele parece bem maior nas fotos e “trambolhudo”, mas segurando nas mãos tive até dúvida se recolheria bem a água.

Comecei a usar e imediatamente tive real noção do quando de água eu jogava fora para esquentar o chuveiro. Nesse momento tive a sensação clara de que não ia conseguir mais deixar de usar. E é isso que aconteceu, em qualquer outro lugar que tome banho eu sinto que está faltando alguma coisa.

Em média coleto 2,250L de água limpa por banho o que representa na minha vida aproximadamente 170 L de água por mês, ou seja 2.000 L e um ano. Como somos duas em casa, em um ano garantimos uma piscina tony na laje.

Com os chuveiros elétricos que testamos a coleta não é muito grande, porque a água esquenta mais rápido.

A água foi reutilizada na descarga e nas plantas principalmente. Não quis usar para  meus gatos (sim você pode usar para seus pets) porque descobri que a água do meu condomínio estava acumulando resíduos dentro do Aguawell (problema da qualidade da água e não do  produto em sí).

aguawell-02

Atenção! Detalhe básico, não é para você tomar banho em cima! Não é para coletar água com sabão. Você deita o Aguawell embaixo do chuveiro, abre a água, espera esquentar, fecha o ralinho, levanta o Aguawell entra no banho e ele fica alí, no cantinho sem te incomodar (quem já fez isso com balde ou bacia sabe o quanto isso toma espaço).

Realmente só tive noção das vantagens depois do teste e me dei conta de que isso não deveria ser uma surpresa, porque o produto foi realmente desenhado para isso: alguém parou, pensou e desenvolveu uma boa solução para coleta de água do pré-banho. Um exemplo clássico de design focado em sustentabilidade.

aguawell-10

Ele é azul e dificilmente vai combinar com seu banheiro, mas quem quer não desperdiçar a água do banho vai ter esse problema com um balde, bacia ou outro e depois que você sente o produto funcionando, realmente a cor não vai ser um problema.

A Flávia Arantes, diretora executiva responsável pelo Aguawell, foi além e foca o uso do produto em ambientes coletivos. Se individualmente a economia é real, imagine em banheiros compartilhados? Segundo ela: “O Aguawell, é mais do que uma ferramenta para coletar água limpa sem risco de mosquitos. É um lembrete diário que todos nós podemos fazer a diferença e que cada gota conta. Imaginem esta mentalidade em larga escala”. Tenho de concordar!

aguawell-05

Mas e a prática disso? Um exemplo que tem dado bem certo é o uso do coletor na casa Cool Beans, um hostel em Santa Tereza no Rio de Janeiro que disponibiliza o aguawell nas suas dependências. Só nos banheiros reservados ao staff, a economia chega a 12L por dia e a água é reutilizada nos jardins limpeza e lavanderia.

Nos quartos dos hospedes há coletores dentro o box. Ao fazer o check-in o hóspede é instruído de como usar o aguawell e segundo o gerente do hostel Sergio Dufrayer a adesão é imediata. A água é retirada dos banheiros periodicamente e reutilizada. Simples assim.

Quanto custa mesmo? R$ 50,00 + frete para todo o Brasil e você consegue o seu nesse site. Super vale a pena…

aguawell-01 aguawell-08 aguawell-04

Comentário (1)

  1. Miguel Vicente de Castro

    Boa tarde
    Como faço para adquirir o coletor de agua de banho?

    Att

    Miguel Castro

Deixe sua opinião