Uma micro casa sustentável que todos gostariam de ter

Uma micro casa sustentável que todos gostariam de ter

Sem a necessidade de muito espaço, os arquitetos dos estúdios Foundry Architects e Boneyard conseguiram conciliar valor estético e conforto a sustentabilidade. Em um “caixote” de 3m x 6m, os projetistas conseguiram encontrar soluções para tornar um espaço muito pequeno em um ambiente confortável para duas pessoas viverem. O resultado foi uma micro casa com design inteligente e bonito que não abre mão do baixo custo e da eficiência.

A Minim House procura reinventar o modelo de moradia e propor uma otimização de todos os espaços de um ambiente. Através de um projeto de loft quase sem paredes foi possível reunir tudo o que um casal ou mesmo um solteiro precisa para viver com conforto. Nos 18 metros quadrados de espaço construído, foram incluídas uma sala, escritório, cozinha e banheiro, além de uma cama de casal e uma mesa de jantar retráteis para uso apenas quando necessário.

Construída com peças pré-fabricadas, a casa levou pouco tempo para ser montada, além de gerar poucos resíduos com a obra, já que a montagem é feita por peças sob medida. O ambiente interno é isolado acusticamente e iluminado na maior parte do dia de forma natural. As janelas e portas são transparentes para aproveitar a luz do sol e reduzir o consumo energético. Além disso, como forma de deixar a casa ainda mais eficiente, foram instalados painéis solares com capacidade de 960 watts e um sistema de captação de água da chuva de 290 litros com tratamento de água incorporado.

Além do design flexível e os sistemas de aproveitamento de água e geração de energia limpa, a Minim House apresenta outra novidade. Suas peças são destacáveis fazendo com que a casa possa ser desmontada e montada novamente em um outro local.

O projeto conquistou o prêmio do Instituto Americano dos Arquitetos e vem sendo elogiado por diversos críticos e estudiosos da área. Veja abaixo a galeria com um tour pela Minim House.

Compartilhe

Comentários (5)

  1. Guilherme Alves

    Excelente projeto.

  2. Anderson

    Por que as imagens não aparecem na matéria?

  3. Arquitetura Sustentável

    Já consertamos as imagens, Anderson. Muito obrigado pelo feedback.

  4. Carolina

    Um “caixote” de 3m x 6m e com espaço construído de 64m2 ?

    1. Arquitetura Sustentável

      Uau! Obrigado por nos corrigir Carolina. Certamente esse erro acabou passando por nossa conferência na conversão de medidas em pés para metros. Com feedbacks assim podemos continuar sempre melhorando. 🙂

Deixe sua opinião